É falso que Eliane Cantanhêde não soubesse estar sendo gravada em vídeo que critica o PT

Postagem afirma que colunista fez comentário por pensar que câmera estava desligada, mas fala foi transmitida ao vivo pelo 'Estadão' durante apuração das eleições 2018

PUBLICIDADE

Por Daniel Tozzi Mendes
Atualização:

Viralizou no Facebook uma postagem que afirma que a jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do Estadão, foi filmada fazendo críticas à política econômica do Partido dos Trabalhadores (PT) sem saber que a câmera estava ligada. No entanto, ao contrário do que o post dá a entender, o comentário não foi feito nos bastidores, mas sim durante uma transmissão ao vivo nas eleições 2018, em um momento em que todos os participantes sabiam que estavam sendo filmados. 

 

O vídeo em questão apresenta um trecho de uma live organizada pelo Estadão no primeiro turno das eleições, em 7 de outubro de 2018, também transmitida pelo portal Terra. Por cima da gravação, foi acrescentada a legenda falsa: "Atenção. Quando o câmera deixa o equipamento ligado e vai tomar café. Jornalista explana tudo". A postagem alcançou mais de 700 mil visualizações no Facebook.  

PUBLICIDADE

No trecho, Eliane Cantanhêde fala em tom crítico à política econômica adotada pelo governo PT, especialmente a partir do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2006-2010). Ela está ao lado do apresentador William Waack e do cientista político Rodrigo Augusto Prando

Como é possível observar em um dos links originais do programa, o trecho do comentário de Cantanhêde fez parte da transmissão ao vivo, e todos os participantes sabiam que estavam sendo filmados -- eles comentam resultados das eleições, se dirigem ao público e olham para a câmera. O comentário tirado de contexto se inicia a partir de 1 hora, 23 minutos e 53 segundos de transmissão. Cantanhêde está apenas respondendo a uma pergunta de William Waack, que começa a ser feita com 1 hora, 22 minutos e 55 segundos de transmissão. 

Waack cita um editorial do Estadão que critica o plano de governo do então candidato à Presidência Fernando Haddad (PT). Ele pergunta a Cantanhêde se as propostas petistas poderiam beneficiar o presidente Jair Bolsonaro na disputa pelo segundo. A colunista comenta:

"O PT realmente pegou os melhores momentos internacionais, o grande boom das commodities. O Lula com aquela popularidade imensa, ele poderia ter feito reforma da Previdência, reforma Tributária, reforma Trabalhista, mas não fez nada disso, porque entre as reformas e a popularidade dele, ele sempre optou pela popularidade dele. No momento de decidir a guinada da política econômica, ele fez uma política tipicamente populista".

O vídeo que viralizou no Facebook omite a parte do comentário de Cantanhêde que também critica o programa de governo de Bolsonaro.

Publicidade

 "O programa do Bolsonaro preocupa. Você tem o que o Pérsio Arida, economista pai do Plano Real, definiu muito bem. Você tem três cabeças, o Bolsonaro corporativista, estatizante, e ele joga tudo para o Posto Ipiranga, o Paulo Guedes, que é antiestatizante e anticorporativista. Isso é lindo na campanha, mas na hora que você chega no governo e as pressões vêm... quem vai prevalecer? O pragmatismo do Paulo Guedes ou a imensa alegria de estar eleito do Bolsonaro?"

Em uma coluna recente publicada no EstadãoCantanhêde comenta o paradoxo de ser chamada de direitista e comunista ao mesmo tempo: "Como alguém pode ser acusado de ser, ao mesmo tempo, responsável pela eleição de Bolsonaro, fanático por Lula, direitista, petista, comunista, tucano e fazer campanha para Sérgio Moro? Pois é. Muitos, incontáveis, são atacados assim. Eu, inclusive".


Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.