É montagem foto de Luciano Huck com deputado federal Daniel Silveira

É montagem foto de Luciano Huck com deputado federal Daniel Silveira

Na imagem original, de 2017, o apresentador está ao lado do empresário Junior Durski

Marianna Gualter, especial para o Estadão

23 de fevereiro de 2021 | 17h35

Uma montagem do apresentador Luciano Huck junto ao deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) viralizou nas redes. Na última terça-feira, 16, o deputado foi preso após publicar um vídeo em que fez apologia ao AI-5 e atacou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Montagem começou como sátira, mas, após viralizar, acabou sendo compartilhada como se fosse verdadeira. Foto: Reprodução

Na fotografia adulterada digitalmente, o rosto do empresário Junior Durski foi substituído pelo do deputado. A imagem original, feita pela fotógrafa Gianne Carvalho, está disponível desde setembro de 2017 nas redes sociais de Durski.

O registro ocorreu durante a inauguração da centésima unidade da rede de hamburguerias Madero, da qual Durski é dono e Huck foi sócio até julho do ano passado, quando vendeu sua participação. Em notícia veiculada no jornal Gazeta do Povo, no blog Panela do Anacreon, é possível encontrar outras imagens do encontro.

As duas imagens têm vários elementos em comum, como se pode observar no quadro abaixo.

Detalhes em comum nas duas fotos revelam adulteração Foto: Reprodução | Instagram/@juniordurski/Reprodução

A montagem, inicialmente, foi publicada em tom de piada, no Twitter, pelo jornalista Renato Rovai, da Revista Fórum. Mas passou a ser compartilhada como se fosse verídica. Comentários deixados por usuários nas postagens mostram que muitas pessoas acreditaram se tratar de uma foto verídica.

Após a repercussão negativa, Rovai deletou a imagem e postou: “Fiz uma piada ontem com uma montagem de uma foto do Luciano Huck e do deputado bombadão. Nada demais. Só um do lado do outro e uma frase ‘ô cara bom de amizades’. Teve muita gente que levou a sério e começou a me atacar. Tá difícil. Apaguei o post pra não polemizar mais”.

Não foram encontradas imagens verdadeiras do apresentador Luciano Huck junto ao deputado federal Daniel Silveira.

A Agência Lupa e o Aos Fatos checaram conteúdo semelhante.

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.