É falso que Itália tenha registrado 232 mortes de crianças pela covid-19
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

É falso que Itália tenha registrado 232 mortes de crianças pela covid-19

O governo italiano não havia registrado óbitos de pessoas com menos de 30 anos até o dia 24 de março

Projeto Comprova

25 de março de 2020 | 19h12

Esta checagem foi produzida pela coalizão do Comprova. Leia mais aqui

Leia a versão em espanhol

São falsas as postagens segundo as quais a Itália registrou as mortes de 232 crianças na atual epidemia de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Até o dia 24 de março, o governo italiano ainda não havia registrado óbitos de pessoas com menos de 30 anos.

Essa verificação foi realizada com base em consultas a diversos documentos oficiais de diferentes órgãos do governo da Itália. 

O post que foi objeto desta verificação foi escrito no Facebook por um usuário à 1h22 da manhã desta quarta-feira, 25 de março. O texto dizia que “morreram 232 crianças num dia na Itália e o demente manda as crianças voltarem pra escolas”. 

A postagem era uma referência ao pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, na noite de 24 de março. O mandatário minimizou a epidemia de covid-19 e sugeriu que os governadores deveriam descumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre elas a de fechar escolas e universidades.

Outros posts de mesmo teor foram encontrados pelo Comprova no Facebook. Esses, no entanto, traziam uma outra informação, a de que as supostas 232 mortes de crianças teriam ocorrido em um dia com 793 mortes por covid-19 na Itália.

O Comprova verificou uma postagem feita por um perfil pessoal no Facebook. 

Falso para o Comprova é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.

Como verificamos

Para fazer a verificação, o Comprova procurou, inicialmente, os dados oficiais publicados pelo Ministério da Saúde da Itália. Como mostram os relatórios diários da pasta, de fato houve um dia em que o país teve 793 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Isso ocorreu entre os dias 20 de março, quando o total de óbitos era de 4.032, e o dia 21 de março, quando o total chegou a 4.825 mortes. Diante desses números, a imprensa registrou que aquele fora o dia, até então, com mais mortes no país europeu. Uma rápida pesquisa no Google com os termos “793 mortes Itália” mostra diversos links semelhantes com o registro desse fato.

Desde então, a Itália registrou um total de 651 mortes em 22 de março, 601 no dia 23, 743 no dia 24 e 683 nesta quarta-feira, 25, chegando ao total de 7.503 óbitos.

Em seguida, o Comprova foi atrás do número de mortes de crianças italianas por conta da covid-19. 

Na Itália, os dados a respeito das mortes provocadas por covid-19 são também congregados pelo Instituto Superior de Saúde (Istituto Superiore di Sanità-ISS), órgão técnico do Serviço Nacional de Saúde (Servizio Sanitario Nazionale) italiano, equivalente ao Sistema Único de Saúde (SUS) existente no Brasil.

Desde 28 de fevereiro, o ISS coordena um sistema de informações abastecido pelos dados dos governos regionais e locais italianos. Todos os dias, esse sistema de vigilância integrada divulga neste site informações consolidadas a respeito do andamento da epidemia provocada pelo novo coronavírus.

Segundo o mais recente relatório, disponível tanto em italiano quanto em inglês e publicado em 25 de março, a Itália tinha 6.157 mortes provocadas pela covid-19, sendo que nenhuma delas era de crianças. Na realidade, 100% das mortes registradas na Itália, segundo o relatório do ISS, foram de pessoas com 30 anos ou mais.

Documento

Documento

Os dados do ISS italiano usam uma metodologia diferente daquela utilizada pelo Ministério da Saúde da Itália para consolidar os dados. Dessa forma, podem haver discrepâncias entre os relatórios. 

Como afirma o ISS italiano na nota técnica que acompanha seu relatório diário, os dados coletados “estão em fase de consolidação contínua e, como previsível em situações de emergência, algumas informações estão incompletas”. O órgão governamental informa ainda que diferenças nos dados ocorrem principalmente por conta de eventuais atrasos entre a confirmação do diagnóstico e a inclusão da informação na plataforma oficial que congrega os dados.

Documento

O Comprova entrou em contato com o usuário que fez a postagem no Facebook referente ao discurso de Bolsonaro, solicitando a fonte de informação. O usuário não respondeu o contato e, após receber a mensagem, apagou o post. Naquela altura, o conteúdo já havia sido compartilhado mais de 38 mil vezes.

Outras duas postagens encontradas pelo Comprova no Facebook e feitas em 21 de março continuam no ar. Juntas, tiveram quase 7 mil compartilhamentos.

O jornal Observador e o site de fact-checking Polígrafo, ambos de Portugal, também verificaram conteúdos com esses números a respeito da epidemia de covid-19 na Itália. 

Versão em espanhol

Texto traduzido pelo LatamChequea, grupo colaborativo que reúne dezenas de fact-checkers da América Latina no combate à desinformação relacionada ao novo coronavírus. 

Es falso que Italia registró 232 muertes de niños por Covid-19

El gobierno italiano no había registrado fallecimientos de personas de menos de 30 años hasta el 24 de marzo

25 de marzo de 2020 | 19:12 h

Este chequeo ha sido realizado por la coalición de Comprova. Lea más aquí

Son falsos los posteos según los cuales Italia registró la muerte de 232 niños en la actual epidemia de Covid-19, la enfermedad causada por el nuevo coronavirus. Hasta el día 24 de marzo, el gobierno italiano no había registrado aún fallecimientos de personas de menos de 30 años.

Esta verificación se realizó en base a consultas a diversos documentos oficiales de diferentes órganos de gobierno de Italia. 

 El posteo objeto de esta verificación fue puesto en Facebook por un usuario a la 1:22 h de la mañana de este miércoles 25 de marzo. El texto decía que “murieron 232 niños en un día en Italia y el demente manda a los niños a que vuelvan a las escuelas”. 

El posteo hacía referencia al pronunciamiento del presidente de la República, Jair Bolsonaro, del 24 de marzo a la noche. El mandatario minimizó la epidemia de Covid-19 y sugirió que los gobernadores no deberían cumplir las recomendaciones de la Organización Mundial de la Salud (OMS), entre ellas, la de cerrar escuelas y universidades.

Otros posteos del mismo tenor fueron encontrados por Comprova en Facebook. Sin embargo, incluían otra información: que las supuestas 232 muertes de niños habrían ocurrido en un día, con 793 muertes por Covid-19 en Italia.

Comprova verificó un posteo hecho por un perfil personal en Facebook. 

Falso para Comprova es el contenido inventado o que haya sufrido ediciones para cambiar su significado original y difundido en forma deliberada para diseminar una mentira.

¿Cómo verificamos?

Para hacer la verificación, Comprova buscó, inicialmente, los datos oficiales publicados por el Ministerio de Salud de Italia. Como muestran los informes diarios de esa cartera, de hecho, hubo un día en el que el país tuvo 793 muertes provocadas por el nuevo coronavirus. Eso sucedió entre los días 20 de marzo, cuando el total de fallecimientos era de 4.032, y el día 21 de marzo, cuando el total llegó a 4.825 muertes. Ante esos números, la prensa registró que ese había sido el día, hasta ese momento, con más muertes en ese país europeo. Una búsqueda rápida en Google con las palabras “793 muertes Italia” muestra diversos links parecidos que contienen el registro de ese hecho.

Desde entonces, Italia registró un total de 651 muertes el 22 de marzo, 601 el día 23, 743 el día 24 y 683 este jueves, 25, llegando a un total de 7.503 fallecimientos.

Documento

Documento

Documento

Documento

A continuación, Comprova buscó el número de muertes de niños italianos por Covid-19. 

En Italia, los datos respecto de las muertes provocadas por Covid-19 están reunidos por el Instituto Superior de Salud (Istituto Superiore di Sanità-ISS), organismo técnico del Servicio Nacional de Salud (Servizio Sanitario Nazionale) italiano, equivalente al Sistema Único de Salud (SUS) de Brasil.

Desde el 28 de febrero, el ISS coordina un sistema de información abastecido por los datos de los gobiernos regionales y locales italianos. Todos los días, ese sistema de vigilancia integrada difunde en este sitio información consolidada respecto del desarrollo de la epidemia provocada por el nuevo coronavirus.

Según el informe más reciente, disponible en italiano y en inglés y publicado el 25 de marzo, Italia tenía 6.157 muertes provocadas por Covid-19, siendo que ninguna de ellas era de niños. En realidad, el 100% de las muertes registradas en Italia, según el informe del ISS, correspondió a personas de 30 años o más.

Documento

Documento

Los datos del ISS italiano usan una metodología diferente de la que utiliza el Ministerio de Salud de Italia para la consolidación de los datos. Por eso, puede haber discrepancias entre los informes. 

Como afirma el ISS italiano en la nota técnica que acompaña su informe diario, los datos relevados “están en fase de consolidación continua y, como es previsible en situaciones de emergencia, algunas informaciones están incompletas”. El organismo gubernamental señala también que las diferencias en los datos se deben, principalmente, a eventuales atrasos entre la confirmación del diagnóstico y la inclusión de la información en la plataforma oficial que reúne los datos.

Documento

Comprova se puso en contacto con el usuario que hizo el posteo en Facebook referido al discurso de Bolsonaro y le solicitó su fuente de información. El usuario no respondió el contacto y, después de recibir el mensaje, eliminó el posteo. En ese momento, el contenido ya había sido compartido más de 38.000 veces.

Otros dos posteos encontrados por Comprova en Facebook y realizados el 21 de marzo siguen publicados. En total, ambos fueron compartidos casi 7.000 veces.

El periódico Observador y el sitio de fact-checking Polígrafo, ambos de Portugal, también verificaron contenidos con esas cifras respecto de la epidemia de covid-19 en Italia. 

 

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: