É falso que estatuto do PT regulamente 'rachadinha'; o chamado dízimo partidário está previsto em lei e consta da contabilidade oficial

Com amparo legal, pelo menos oito legendas coletam contribuições de filiados que exercem cargos públicos de confiança

PUBLICIDADE

Por Pedro Prata
Atualização:

Postagens em redes sociais que acusam o PT de ter instaurado a rachadinha em seu estatuto se baseiam em alegações falsas. A acusação tira de contexto o repasse compulsório de parte do salário de filiados nomeados para cargos públicos de confiança, o chamado "dízimo partidário". Essa medida é prevista em lei e está no estatuto de pelo menos oito partidos. Já a rachadinha é uma forma ilegal e clandestina de desviar parte dos salários de assessores em benefício de um parlamentar. Especialistas ouvidos pelo Estadão Verifica afirmam que é equivocado igualar as duas práticas.

PUBLICIDADE

As postagens analisadas afirmam que "a verdadeira rachadinha está no estatuto do PT" e reproduzem um trecho do documento que determina que filiados empregados em cargos de confiança façam contribuição ao partido. Diferentes versões foram compartilhadas no Facebook e no Twitter. Estas postagens circularam no ano passado, mas voltaram a viralizar depois que o portal UOL revelou áudios de ex-cunhada do presidente Jair Bolsonaro que supostamente o implicariam a um esquema de rachadinhas.

"São figuras jurídicas que não se confundem", disse Adib Abdouni, especialista em direito criminal e constitucional. Para ele, a rachadinha configura "ato espúrio" do agente público, que nomeia um funcionário exclusivamente para apropriar-se, em benefício próprio ou alheio, de parte de salário pago pelos contribuintes. Por outro lado, o chamado "dízimo partidário" encontra respaldo na Lei dos Partidos Políticos.

 Foto: Reprodução

O que é rachadinha

A rachadinha é o nome popular dado para quando um político eleito exige que um funcionário público nomeado por ele lhe repasse parte do seu salário, explica Cecilia Mello, ex-juíza federal e sócia do escritório Cecilia Mello Advogados. "Dessa forma, a contratação se dá sob a condição de repasse de parte dos vencimentos para aquele que detém o poder de escolha para a contratação."

Há um amplo debate sobre em quais crimes a "rachadinha" se enquadraria. O crime de peculato, por exemplo, define a apropriação de dinheiro público pelo funcionário em proveito próprio ou alheio. Esse crime está configurado nos casos em que se constata que os funcionários remunerados são "fantasmas": pessoas que não prestam o serviço para o qual foram contratadas. Nesse caso, a contratação se deu exclusivamente para que sua remuneração seja repassada para o responsável pela nomeação.

Mas há também que se considerar que a rachadinha fere a moralidade, um dos princípios da administração pública, aponta Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues, mestre em direito constitucional pelo IDP. "A discussão é se isso pode ser um ato de improbidade administrativa. É preciso verificar caso a caso, porque a questão da moralidade tem de ser vista pontualmente."

Publicidade

Rodrigues levanta ainda a possibilidade do crime de concussão, quando o beneficiário exigir vantagem indevida. "Isso pode ocorrer em alguns casos, mas é preciso haver prova da exigência de vantagem indevida."

Dízimo partidário

Enquanto a rachadinha é compreendida no âmbito penal ou da moralidade da administração pública, a legislação que rege a doação de filiados a suas siglas é a Lei dos Partidos Políticos (9096/95). A contribuição financeira a partidos por pessoas em cargos públicos de livre nomeação já foi totalmente proibida, mas uma reforma política aprovada em 2017 pelo Congresso abriu exceção para os filiados.

Reforma política permitiu a doação de filiados ocupantes de cargos de comissão a seus partidos. Foto: Planalto/Reprodução

"Não é uma condição para a ocupação de um cargo; é uma contribuição financeira para aqueles que optam pela filiação àquele partido", avalia Mello. Para a ex-juíza, a contribuição é legal se estiver prevista no estatuto e serve para a manutenção do partido. Além disso, essa contribuição consta da contabilidade das siglas e é declarada à Justiça. "Portanto, (rachadinha e dízimo partidário) são práticas que absolutamente não se confundem."

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

As postagens que tentam equiparar os dois conceitos reproduzem trechos da Seção III do Capítulo II do estatuto do PT -- partido de oposição ao presidente Bolsonaro -- que dispõe sobre as "contribuições obrigatórias". Ela determina que filiados ocupantes de cargos eletivos e de confiança no Legislativo e no Executivo devem fazer uma contribuição mensal ao partido de 5% de seus salários.

Estatuto do PT

O PT não é o único partido a ter a determinação em seu estatuto. Ela também está atualmente nas regras de MDB, Psol, Republicanos, PDT, Pros, PRTB e PV. Em dezembro, o Estadão mostrou que outros oito partidos -- PTB, DEM, PCdoB, PSB, DC e PSL, Cidadania e UP -- não atrelam uma porcentagem aos cargos comissionados, mas abrem brecha para que isso seja abordado em regulamentos internos. Há ainda siglas que restringem a exigência apenas para ocupantes de cargos eletivos: PSDB, Avante, Rede e PMB. Já o Podemos, o PTC e o PSTU não deixam claro se as contribuições são obrigatórias.

Publicidade

Embora a lei tenha legalizado a contribuição dos filiados em cargos de comissão, a Justiça Eleitoral julgou em vários casos ser ilegal a obrigatoriedade da medida. Assim, mesmo que os partidos mantenham as cláusulas em seus estatutos, a contribuição precisa ser voluntária, pontua Rodrigues.

A advogada constitucionalista Vera Chemin avalia que a cobrança dos filiados em cargo de confiança também fere o princípio da moralidade, independentemente de estar prevista nos estatutos. No entanto, caso haja concordância por parte do filiado, "o pagamento não deve ser oriundo do seu salário e sim de um débito autorizado, o que configura uma condição de voluntariedade e não de compulsoriedade".

A AFP Checamos também verificou este conteúdo.


Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.