PUBLICIDADE

Discurso com críticas de Jô Soares contra a TV Globo é de 1988, não de 2022

Texto do humorista, lido durante entrega do Troféu Imprensa, foi compartilhado como se tivesse sido feito pouco antes de ele morrer

Por Pedro Prata
Atualização:

Um vídeo no Facebook engana ao dizer que Jô Soares teria "revelado podres da Globo" pouco antes de sua morte, ocorrida em 5 de agosto. O post traz uma foto do humorista junto a um áudio no qual ele diz que a emissora estaria vetando comerciais com artistas e comunicadores que decidem deixar o canal. No entanto, esse discurso é de 1988 e, ao contrário do que dá a entender a postagem, não é secreto. Jô fez a crítica no SBT, durante a entrega do Troféu Imprensa daquele ano.

 Foto: Estadão

Ao fazer uma busca no Google com os termos "jô soares discurso veto comerciais globo", é possível encontrar um vídeo do momento em que o humorista lê o seu discurso. "Eu gostaria de aproveitar o momento para ler um artigo tão importante para a classe artística e que saiu no meu espaço no Jornal do Brasil ontem", diz. Confira:

PUBLICIDADE

Alguns elementos no áudio já permitem saber que se trata de um áudio antigo. Ele destaca que os fatos narrados por ele aconteceram na época da Constituinte, isto é, quando o Congresso debatia a elaboração de uma nova Constituição com o fim da ditadura militar. Isso ocorreu ao final da década de 1980.

Antes de compartilhar um conteúdo nas redes sociais, certifique-se que seu contexto original foi preservado. O Estadão Verifica já checou outras postagens que tiravam conteúdos de contexto, como uma que dizia que reportagens sobre a seca no País foram gravadas no governo Lula, mas que foram produzidas após ele deixar a Presidência.

Jô Soares morreu aos 84 anos em São Paulo. Ele se consagrou como um dos maiores humoristas e apresentadores da televisão brasileira. Também atuou como diretor e escritor.

Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos.


Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.