‘Diabo’ da comissão de frente da Gaviões da Fiel não morreu em acidente
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Diabo’ da comissão de frente da Gaviões da Fiel não morreu em acidente

Boato foi um dos mais buscados no Google; leitores também enviaram o conteúdo enganoso ao WhatsApp do Estadão Verifica, (11) 99263-7900

Alessandra Monnerat

06 de março de 2019 | 19h11

Atualizada para incluir posicionamento da Gaviões da Fiel.

Não é verdade que o ator que interpretou o diabo na comissão de frente da Gaviões da Fiel no carnaval 2019 tenha morrido em um acidente de carro. O boato foi um dos termos relacionados à folia mais pesquisados no Google, de acordo com a ferramenta Google Trends. O conteúdo falso também foi enviado ao WhatsApp do Estadão Verifica, (11) 99263-7900.

Desfile da escola de samba Gaviões da Fiel, com o enredo ‘A saliva do santo e o veneno da serpente’. FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

O vídeo enganoso, que já ganhou quase 1 milhão de visualizações em pouco mais de dois dias, mostra um acidente entre um carro e um caminhão-tanque na Avenida dos Estados, em Vila Prudente. Buscando as palavras-chaves ditas na reportagem utilizada no vídeo, é possível ver que este fato ocorreu em 5 de fevereiro deste ano. Portanto, antes do desfile das escolas de samba.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Gaviões da Fiel também confirmou que a notícia é falsa.

O portal G1 falou com o coreógrafo da comissão de frente da Gaviões, Edgar Júnior, que garantiu que o integrante da escola de samba passa bem. A reportagem também falou por telefone com o homem que interpretou o diabo, que preferiu não se identificar pois afirmou receber ameaças pelas redes sociais.

A comissão de frente da escola de samba contava com representações do diabo e de Jesus Cristo, que simulavam uma batalha em que o primeiro parecia ganhar. A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional acusou a Gaviões da Fiel de estimular a intolerância religiosa.

Além do G1, os sites Boatos.Org e E-Farsas também publicaram reportagens sobre o assunto.

Tudo o que sabemos sobre:

gaviões da fielcarnaval

Tendências: