PUBLICIDADE

Corrente atribui a Doria proposta de petistas para elevar imposto sobre heranças

Mensagem enganosa afirma que governador quer dobrar alíquotas cobradas sobre bens de contribuintes falecidos

Por
Atualização:

Circula no Facebook e em grupos de WhatsApp uma mensagem que atribui ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a intenção de aumentar o imposto sobre heranças no Estado, de 4% para 8%, por meio de um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa. O projeto, porém, é de autoria de dois deputados estaduais do PT, Paulo Fiorillo e José Américo, que fazem oposição a Doria.

PUBLICIDADE

Uma das versões do texto em circulação se refere ao governador como "TraiDoria". O tucano é um dos principais alvos dos ataques virtuais de militantes bolsonaristas nas redes sociais. Doria apoiou Bolsonaro na eleição de 2018, e buscou se vincular ao então candidato do PSL ao promover a chapa "BolsoDoria", mas se afastou depois de tomar posse.

A mensagem enganosa afirma: "O governo de São Paulo, se aproveitando do momento de atenção total a pandemia, inclusive da imprensa e da opinião pública, na surdina, através do PL 250/2020, acaba de subir o ITCMD (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis por Causa Mortis) no Estado de SP de 4% para até 8%".

Não é verdade que o imposto "acaba de subir", já que o projeto não foi aprovado - a tramitação começou há cerca de três semanas. Também é falso que a cobrança estabelecida no novo projeto chegue a 8%. A proposta estabelece alíquotas progressivas, de 0% a 8%, cobradas segundo faixas de valores dos bens. A máxima, de 8%, valeria apenas sobre a parcela do bem que excedesse 90 mil Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o equivalente a cerca de R$ 2,5 milhões em valores atuais. Sobre as parcelas abaixo desse valor incidiriam alíquotas menores, com uma faixa de isenção até 10 mil Ufesp. Ou seja, a alíquota efetiva do imposto sempre seria inferior a 8%.

Os autores do projeto relacionam a ideia de elevar o imposto ao esforço de "mitigação dos efeitos da pandemia no novo coronavírus", ao propor a destinação da arrecadação ao setor de saúde. Eles destacam, na justificativa da proposta, que o Brasil cobra impostos baixos sobre heranças em comparação com os principais países capitalistas desenvolvidos, Também mostram que São Paulo tem uma das menores alíquotas de ITCMD do país.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.