Coronavírus: é falso alerta sobre corte de aposentadoria para idosos que saírem às ruas durante quarentena
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Coronavírus: é falso alerta sobre corte de aposentadoria para idosos que saírem às ruas durante quarentena

Mensagem que circula no WhatsApp simula comunicado da Previdência Social e cita medida provisória 922, que não tem relação com a pandemia da covid-19

Alessandra Monnerat

20 de março de 2020 | 13h52

Não é verdade que idosos que desrespeitarem o isolamento social pelo novo coronavírus perderão suas aposentadorias. É falsa a imagem que circula no WhatsApp simulando um comunicado da Previdência Social. A medida provisória 922/20, citada no texto do boato, não tem qualquer relação com medidas para combater a pandemia da covid-19.

A corrente que tem se espalhado no WhatsApp afirma que cidadãos acima de 60 anos que estiverem nas ruas a partir desta sexta-feira, 20, terão a aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. O texto cita ainda uma multa de R$ 1.045 para os filhos e netos dos idosos que saírem de casa durante a quarentena.

Nada disso é verdade. A medida provisória 922/20 foi editada em 28 de fevereiro, e não 18 de março, e dispõe sobre a contratação emergencial de trabalhadores temporários e servidores aposentados. A medida foi elaborada para reduzir a fila de espera de benefícios atrasados no INSS.

Mensagem falsa que circula no WhatsApp e nas redes sociais. Foto: Reprodução

A Agência Lupa também checou este boato.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: