Coronavírus: Ambev desmente suspensão de produção de cerveja por pandemia

No Facebook, usuários compartilharam nota falsa sobre férias coletivas de funcionários da cervejaria

PUBLICIDADE

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

Leia a versão em espanhol

PUBLICIDADE

É falso o anúncio de férias coletivas da cervejaria Ambev que tem circulado nas redes sociais. Preocupados com a possibilidade de ficar sem cerveja e sem futebol, usuários do Facebook e do Twitter compartilharam uma imagem que avisava sobre a paralisação da fabricação, importação e distribuição de cervejas, refrigerantes e energéticos por 15 dias, em função da pandemia do novo coronavírus.

Por telefone, a assessoria de imprensa da Ambev informou que o anúncio é falso. A produção nas cervejarias continua normalmente. A empresa comunicou ainda que tem tomado as precauções necessárias para garantir a saúde de seus funcionários em meio à disseminação da covid-19.

Anúncio falso sobre férias coletivas da Ambev. Foto: Reprodução/Facebook

Em relação ao futebol, a suspensão de atividades por causa do novo coronavírus é verdade. 20 dos 27 campeonatos estaduais foram afetados, e a Copa América e a Eurocopa foram adiadas. A recomendação do Ministério da Saúde é que pessoas com sintomas da covid-19 evitem aglomerações. Veja quais competições sofreram alterações.

Acompanhe a cobertura em tempo real do Estado sobre o novo coronavírus.

Confira as respostas a 115 dúvidas sobre a covid-19.

Veja outras informações falsas sobre o coronavírus que circulam no WhatsApp.

Publicidade

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Versão em espanhol

Texto traduzido pelo LatamChequea, grupo colaborativo que reúne dezenas de fact-checkers da América Latina no combate à desinformação relacionada ao novo coronavírus.

PUBLICIDADE

Coronavirus: Ambev desmiente suspensión de producción de cerveza por la pandemia

Es falso el anuncio de vacaciones colectivas de la cervecería Ambev que circuló en las redes sociales. Preocupados por quedarse sin cerveza y sin fútbol, usuarios de Facebook y de Twitter compartieron una imagen que anunciaba la paralización de la fabricación, importación y distribución de cervezas, gaseosas y bebidas energizantes durante 15 días, debido a la pandemia del nuevo coronavirus.

La oficina de prensa de Ambev informó telefónicamente que el aviso es falso. La producción en las cervecerías continúa normalmente. La empresa comunicó también que tomó las precauciones necesarias para garantizar la salud de su personal, en el contexto de propagación de la Covid-19.

Publicidade

Con respecto al fútbol, la suspensión de actividades debido a la propagación del nuevo coronavirus es verdad. 20 de los 27 campeonatos estaduales se vieron afectados, y la Copa América y la Eurocopa fueron postergadas. La recomendación del Ministerio de Salud es que las personas que tienen síntomas de Covid-19 eviten aglomeraciones. Vea cuáles son las competencias que sufrieron modificaciones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.