Conmebol proíbe bandeiras em premiação da Copa América; veto não é relacionado à 'esquerda'

Vídeo no Facebook afirma que a esquerda teria impedido jogadora brasileira de comemorar o título sul-americano com a bandeira nacional; na verdade, restrição é para todos os países e vale apenas durante cerimônia de premiação

PUBLICIDADE

Por Clarissa Pacheco
Atualização:

A esquerda não é a culpada pela ausência da bandeira do Brasil na cerimônia de premiação da Copa América Feminina 2022, no último sábado, 30. Logo que a Seleção Feminina conquistou o título sobre a Colômbia por 1x0, começou a circular na internet um vídeo que mostra a atacante brasileira Gio Queiroz, com a camisa 19, sendo abordada a caminho da cerimônia de premiação e imediatamente entregando a bandeira que levava nas costas a um homem de terno.

A imagem viralizou em posts que insinuavam que a culpa da proibição do uso da bandeira era da esquerda. No Facebook, logo após tratar a situação como absurda, o empresário Luciano Hang acrescentou: "Eita esquerda desgraçada, esquerda nojenta!". A saída da bandeira, contudo, não tem qualquer relação com a esquerda. Na verdade, o Regulamento da Copa América Feminina 2022, publicado em 6 de abril deste ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), proíbe o uso de bandeiras de países durante a cerimônia de premiação.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O artigo 107 do regulamento estabelece que é obrigatório o uso do uniforme oficial durante a entrega das medalhas e do troféu. "Não se permitirá na cerimônia atletas com o torso nu, com indumentárias que façam alguma alusão comercial, portando bandeiras com alguma inscrição ou com bandeiras de seus países", diz o parágrafo único do artigo 107 do Regulamento. As bandeiras também são proibidas nos atos protocolares de entrada das jogadoras em campo, antes das partidas, como mostra o artigo 43.

O documento, que está disponível no site da Conmebol, diz ainda que manifestações políticas, religiosas ou de cunho pessoal são proibidas em todas as partidas de torneios com seleções nacionais, tanto dentro de campo quanto nas demais áreas oficiais da competição.

Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que a restrição constava no Regulamento da Conmebol. "Foi uma  medida regulamentar da organização, reforçada, no dia anterior ao jogo, durante da reunião de coordenação com representantes das seleções envolvidas. Não há qualquer restrição interna imposta pela CBF ou pela comissão de Seleção Brasileira quanto ao uso da bandeira. Inclusive, cabe informar que, antes da competição, várias jogadoras posaram com a bandeira LGBTQIA+ como parte de uma campanha institucional da CBF contra a homofobia e a violência", diz a nota.

A Conmebol informou que o homem que solicitou a bandeira à jogadora brasileira é um dos árbitros da partida. A confederação destacou que a bandeira foi solicitada "amavelmente" e devolvida à atleta logo após a cerimônia de premiação, em respeito ao regulamento da competição publicado em 6 de abril de 2022. Ainda segundo a Conmebol, os protocolos de premiação são similares em todos os torneios vigentes da entidade.

Publicidade

Bandeira aparece na comemoração

Mais um indício de que a bandeira do Brasil não era proibida nas comemorações do título, e sim apenas no momento oficial de premiação, é o fato de ela aparecer em imagens oficiais da CBF, feitas ainda no estádio Alfonso López, em Bucaramanga, onde ocorreu a partida.

Bandeira do Brasil está na comemoração, ainda no estádio. Foto: Thais Magalhães/CBF

A mesma imagem aparece em um vídeo publicado no Instagram da Seleção Feminina de Futebol em parceria com o patrocinador da equipe. Além disso, a jogadora Gio Queiroz, que aparece no vídeo entregando a bandeira ao homem que a interceptou, postou fotos em suas redes sociais com o troféu e a bandeira. Nas duas imagens publicadas no Instagram em 31 de julho, dia seguinte à partida, a atacante leva a bandeira sobre os ombros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.