Áudio vazado de suposto assessor do governador do Ceará é falso

Boato sobre interferência de servidor sobre veículo de comunicação foi desmentido pelo governador Camilo Santana

PUBLICIDADE

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

Esta checagem foi produzida pela coalizão do Comprova. Leia mais aqui

PUBLICIDADE

Leia a versão em espanhol

São falsos os áudios e vídeos divulgados em páginas e grupos de Facebook, Twitter e no WhatsApp que atribuem a um suposto assessor da Casa Civil do Governo do Ceará, chamado Ricardo Certi, o envio de uma mensagem para o Sistema Verdes Mares de Comunicação. O governador do estado, Camilo Santana, publicou uma postagem na sua página oficial do Facebook desmentindo o conteúdo e a autoria da mensagem. Ricardo Certi não é um nome que consta na lista de servidores estaduais. De acordo com a Secretaria de Estado da Casa Civil do Ceará, o caso foi informado às autoridades policiais para investigação. 

 Foto: Estadão

Na mensagem de áudio, o suposto assessor pede ao interlocutor para "fazer a sua parte", que seria criticar Jair Bolsonaro. "A parte de vocês é meter o pau só no Bolsonaro, só no Bolsonaro, porque a nossa parte aqui a gente está fazendo, que é fechar os comércios para ter a revolta", diz, em um trecho, o autor do áudio. Em outro, afirma que "quando o povo se revoltar, a gente quer a revolta, que o povo passe fome mesmo. [...] Pedir o impeachment do Bolsonaro. Aí vocês jogam aí na imprensa essa coisa: ah, o Bolsonaro não está sabendo lidar com a covid." A mensagem finaliza dizendo que "[...] a intenção é essa mesmo. Começar a deixar faltar coisas nos supermercados ou então limitar o acesso ao supermercado, que é para o povo ir para a rua, mas contra o Bolsonaro."

A Associação Cearense de Rádio e Televisão (ACERT) emitiu nota na qual afirma que "o áudio, que sugere que um servidor do Governo do Ceará está conversando com um suposto colaborador do SVM, é inverídico e criminoso". 

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.

Como verificamos

Publicidade

Para realizar esta verificação, o Comprova consultou o portal Ceará Transparente e verificou que o nome de Ricardo Certi não consta na lista de servidores estaduais. Também não há registro de servidores com nomes de grafia semelhante, como Ricardo Serti, Certti,Sertti, ou Certe. A busca pelo nome também não traz resultados no Google, a não ser do próprio áudio vazado. Buscando em um sistema de busca de pessoas no Brasil, também não foi encontrado nenhum resultado nem o CPF do suposto assessor, nem quando a busca foi feita pelos sobrenomes de grafia similar (CertiSertiSerteCerteCerttiSertti). A única pessoa com nome semelhante e registro na internet é Riccardo Certi, um barítono italiano de Bréscia. 

Além da publicação na página oficial do Facebook, o Comprova buscou a assessoria de comunicação do governador do Ceará, que desmentiu o conteúdo do áudio. Também entramos em contato com a Associação Cearense de Rádio e Televisão (ACERT), que nos enviou uma nota de repúdio ao conteúdo do áudio, na íntegra. O Comprova entrou em contato com a assessoria de comunicação do Grupo Edson Queiroz, detentor do Sistema Verdes Mares, que corroborou a nota da Acert. 

Diferente do que afirma o conteúdo do áudio, o decreto para fechamento do comércio no estado do Ceará, publicado no dia 19 de março, ocorreu para intensificar as medidas para enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus. A decisão considerou o decreto anterior, n.º 33.510, de 16 de março de 2020, que determinou situação de emergência em saúde no âmbito estadual em função do crescente aumento no Estado do Ceará do número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O governo também seguiu a recomendação expedida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Decreto Ceará

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

O que diz o governo: comércio e desabastecimento 

Ao contrário do que diz o áudio compartilhado, o Governo do Ceará não decretou limite de acesso a supermercados nem o fechamento desses espaços. De acordo com decreto, prorrogado por mais sete dias no último dia 28, "todas as atividades essenciais à vida da população permanecem funcionando, toda a sua cadeia, desde a produção de alimentos, a distribuição, logística e os supermercados." O próprio governador explicou, em áudio publicado no site oficial do governo, quais são as exceções ao fechamento do comércio no Ceará. 

O Comprova também consultou a Associação Cearense de Supermercados (ACESU). A entidade diz, em seu site, que "os supermercados fazem parte do rol de atividades essenciais instituído pelo governo federal e estão funcionando normalmente no estado do Ceará". Além disso, a entidade regional diz que acompanha de forma atenta, com a Associação Brasileira de Supermercados, toda a cadeia de abastecimento do segmento, e que "não há desabastecimento de gêneros alimentícios, de higiene pessoal, bem como, de limpeza em geral". 

Publicidade

Viralização

O áudio, muitas vezes acompanhado de um vídeo do suposto assessor Ricardo Certi, teve mais de 1.500 compartilhamentos no Facebook. No YouTube, o conteúdo falso teve mais de 150.000 visualizações. 

O material foi enviado ao Comprova por meio do nosso Whatsapp (11 97795-0022)

A Agência Lupa e o Boatos.Org também fizeram a checagem deste áudio.

Versão em espanhol

Texto traduzido pelo LatamChequea, grupo colaborativo que reúne dezenas de fact-checkers da América Latina no combate à desinformação relacionada ao novo coronavírus.

El audio de un supuesto asesor del gobernador del estado de Ceará es falso

Publicidade

Esta verificación fue realizada por la coalición de Comprova. Lea más aquí.

Son falsos los audios y videos difundidos en páginas y grupos de Facebook, Twitter y WhatsApp que atribuyen el envío de un mensaje al Sistema Verdes Mares de Comunicación a un supuesto asesor de la Casa Civil del Gobierno de Ceará llamado Ricardo Certi. El gobernador del estado, Camilo Santana, publicó un posteo en su página oficial de Facebook desmintiendo el contenido y la autoría del mensaje. Ricardo Certi no es un nombre que integre la lista de funcionarios del estado. Según la Secretaría de Estado de la Casa Civil de Ceará, el caso fue informado a las autoridades policiales para ser investigado.

En el mensaje de audio, el supuesto asesor pide al interlocutor que "haga su parte", que sería criticar a Jair Bolsonaro. "La parte de ustedes es darle con un caño solo a Bolsonaro, solo a Bolsonaro, porque nuestra parte la estamos haciendo, que es cerrar los negocios para que se arme revuelo", dice, en una parte, el autor del audio. En otra parte afirma que "cuando el pueblo reaccione, queremos que reaccione, que el pueblo pase hambre realmente. [...] Pedir el juicio político de Bolsonaro. Ahí ustedes le tiran a los medios eso de: ah, Bolsonaro no sabe enfrentar la Covid". El mensaje termina diciendo que "[...] la intención es esa realmente. Empezar a hacer que falten las cosas en los supermercados o limitar el acceso a los supermercados, para que el pueblo salga a las calles, pero contra Bolsonaro".

La Asociación Cearense de Radio y Televisión (ACERT) emitió una nota en la que afirma que "el audio, que sugiere que un funcionario del Gobierno de Ceará está conversando con un supuesto colaborador del SVM (Sistema Verdes Mares), no es verdadero y es delictivo".

Para Comprova, el contenido Falso es aquel que haya sido inventado o editado para cambiar su significado original y que es difundido deliberadamente para divulgar una mentira.

¿Cómo verificamos?

Para esta verificación, Comprova consultó el portal Ceará Transparente y verificó que el nombre de Ricardo Certi no integra la lista de funcionarios del estado. Tampoco hay registro de funcionarios cuyo nombre tenga una grafía parecida, como Ricardo Serti, Certti, Sertti, o Certe. La búsqueda por nombre tampoco produjo resultados en Google, a no ser el de ese mismo audio. En un sistema de búsqueda de personas en Brasil, tampoco se obtuvo ningún resultado ni CPF (documento de identidad) del supuesto asesor, ni cuando la búsqueda se hizo por apellidos de grafía similar (CertiSertiSerteCerteCerttiSertti). La única persona con un nombre parecido y registro en internet es Riccardo Certi, un barítono italiano de Bréscia.

Publicidade

Además de la publicación en la página oficial de Facebook, Comprova se puso en contacto con la oficina de comunicación del gobernador de Ceará, que desmintió el contenido del audio. También nos comunicamos con la Asociación Cearense de Radio y Televisión (ACERT), que nos envió una nota de repudio a la totalidad del contenido del audio. Comprova se puso en contacto con la oficina de comunicación del Grupo Edson Queiroz, detentor del Sistema Verdes Mares, que corroboró la nota de Acert.

A diferencia de lo que afirma el contenido del audio, el decreto que establece el cierre del comercio en el estado de Ceará, publicado el 19 de marzo, fue emitido para intensificar las medidas de prevención de la infección por el nuevo coronavirus. La decisión tomó en cuenta el decreto anterior, n.º 33.510, del 16 de marzo de 2020, que consideró que hay una situación de emergencia de salud en el ámbito del estado, debido al creciente aumento en el Estado de Ceará del número de casos de personas infectadas por el nuevo coronavirus. El gobierno también siguió la recomendación expedida por la Organización Mundial de la Salud (OMS) para enfrentar la pandemia por el nuevo coronavirus.

Qué dice el gobierno: comercio y desabastecimiento

Al contrario de lo que dice el audio compartido, el Gobierno de Ceará no decretó un límite de acceso a los supermercados ni el cierre de esos espacios. De acuerdo con el decreto, prorrogado por siete días más el pasado día 28, "todas las actividades esenciales para la vida de la población permanecen funcionando, toda su cadena, desde la producción de alimentos, la distribución, logística y los supermercados". El propio gobernador explicó en un audio publicado en el sitio oficial del gobierno cuáles son las excepciones al cierre del comercio en Ceará.

Comprova también consultó a la Asociación Cearense de Supermercados (ACESU). La entidad dice en su sitio web que "los supermercados forman parte de la lista de actividades esenciales establecida por el gobierno federal y están funcionando normalmente en el estado de Ceará". Además, la entidad regional dice que viene siguiendo con atención, junto con la Asociación Brasileña de Supermercados, toda la cadena de abastecimiento del sector, y que "no hay desabastecimiento de artículos alimenticios, de higiene personal, ni de limpieza en general".

El audio del supuesto asesor Ricardo Certi, muchas veces acompañado por un video, fue compartido más de 1500 veces en Facebook y más de 500 veces en Twitter. En YouTube, el contenido falso tuvo más de 150.000 visualizaciones.

El material fue enviado a Comprova por medio de nuestro Whatsapp (11 97795-0022)

Publicidade

La Agencia Lupa Boatos.Org también hicieron la verificación de este audio.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.