PUBLICIDADE

Administradora de 125 condomínios divulga informação errada de proteção contra coronavírus

Tomar água de 15 em 15 minutos não é estratégia de prevenção recomendada pela Organização Mundial de Saúde

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

Todos os moradores dos 125 condomínios administrados pelo Grupo Totus, que atua na região de Bauru e Botucatu, receberam na quarta-feira, 18, um e-mail com uma recomendação falsa para se proteger contra o novo coronavírus. Na mensagem, a administradora aconselhava os condôminos a tomarem água de 15 em 15 minutos, pois "o vírus morre no estômago".

Isso não é verdade e contraria as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenção da covid-19. Segundo a OMS, embora se manter hidratado seja importante para a saúde de forma geral, beber água não previne a infecção pelo coronavírus.

Pedestres usam máscara para se prevenir do coronavírus no centro de São Paulo Foto: Alex Silva/Estadão

PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Saúde, as formas comprovadamente eficazes de evitar o contágio são higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

A informação falsa de que o ácido do estômago elimina o coronavírus circulou em outros países e também foi checada por sites como AFP, Politifact (EUA) e Polígrafo (Portugal). No Brasil, Fato ou Fake e Lupa também verificaram o boato. 

O Estadão Verifica consultou uma das responsáveis pela Totus, que preferiu não se identificar. Ela afirmou que a recomendação foi feita por um médico consultor da empresa e ressaltou que o conselho de beber água foi apenas um dentre vários feitos aos condôminos. "Muita coisa ainda não é comprovada, como a ozonioterapia", disse, citando uma prática de medicina alternativa. "Não descarto nenhuma recomendação. Ninguém vai morrer se tomar água de 15 em 15 minutos". 

A administradora também informou que a Totus tem tomado várias outras medidas de prevenção contra o coronavírus, como fornecimento de álcool em gel para os condomínios, distribuição de luvas protetoras para os funcionários e rodízio dos trabalhadores.

Acompanhe a cobertura em tempo real do Estado sobre o novo coronavírus.

Publicidade

Confira as respostas a 115 dúvidas sobre a covid-19.

Veja outras informações falsas sobre o coronavírus que circulam no WhatsApp.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.