Política

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Últimas

Quem somos e o que fazemos

O Estadão Verifica é o núcleo de checagem de fatos do jornal O Estado de S.Paulo. A equipe é formada por Daniel Bramatti, Alessandra Monnerat, Tiago Aguiar e Pedro Prata.

Recebeu algum conteúdo suspeito pelo WhatsApp? Por favor, encaminhe para nosso número, (11) 99263-7900. Você também pode entrar em contato por meio deste formulário. Não conseguimos responder a todos pedidos de checagem, mas analisamos os boatos enviados com maior frequência.

 

Desde janeiro de 2019, o Estadão Verifica é signatário do código de princípios estabelecidos pela International Fact Checking Network (IFCN). Isso significa que trabalhamos respeitando os seguintes compromissos: apartidarismo e imparcialidade; transparência em relação a fontes, financiamento e metodologia; e política de correções aberta e honesta.

Nós seguimos os mesmos padrões de verificação em todos os boatos, e deixamos que as evidências guiem nossas conclusões. Damos prioridade aos rumores que podem provocar danos a grupos e a indivíduos, conforme seu grau de viralização. O desmonte de conteúdos enganosos é feito principalmente por meio de consulta a fontes oficiais sobre o assunto em questão, como bancos de dados públicos e órgãos governamentais, além de entrevistas com autoridades e especialistas.

Confira neste link o que podemos verificar e entenda melhor nossa metodologia.

Encontrou algum erro em uma de nossas checagens? Você pode preencher este formulário do Estado para pedir uma correção. Também é possível entrar em contato pelo e-mail estadaoverifica@estadao.com. A equipe se compromete a analisar todas as contestações. Se ficar comprovado o erro, atualizaremos a publicação original com um aviso e divulgaremos a correção em nosso blog e redes sociais.

Você também pode enviar críticas e sugestões por meio do nosso Twitter e pelo e-mail citado acima.