Vídeo: Prefeitura do Rio recolhe pertences de moradores de rua

-

Coluna do Estadão

03 de agosto de 2016 | 16h46

Vídeo: Reprodução/Facebook

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra caminhão da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolhendo pertences de moradores de rua no centro do Rio de Janeiro. A cidade sedia a Olimpíada a partir desta quarta-feira.

A gravação foi feita do alto de um prédio na esquina entre a Rua da Lapa e a rua Joaquim Silva. Agentes da Comlurb jogam para dentro do caminhão cadeiras, cobertores e outros objetos encontrados nas calçadas. Seis policiais armados acompanham a ação. Na internet, o vídeo foi criticado por “demonstrar política higienista” para “esconder a pobreza” dos turistas durante os Jogos. “Tudo o que eles têm e demoraram a juntar está sendo levado”, descreve a autora do vídeo, enquanto filma.

A Comlurb informou que os materiais recolhidos foram “abandonados pela população em risco social nas ruas da cidade” e reforçou que “atua em apoio às ações de acolhimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social”.

A Secretaria, por sua vez, diz que “a narrativa não condiz com as imagens mostradas no vídeo” e salientou que “realiza diariamente o acolhimento às pessoas em situação de rua em todas as regiões da cidade”. Nessas abordagens, segundo a pasta, elas são convidadas “a ingressar no abrigo da prefeitura”. “Nenhuma pessoa é obrigada a acompanhar as equipes de abordagem contra sua vontade”, informa a nota. (Luísa Martins)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.