Troca de mensagens acentua crise na defesa de Lula

Troca de mensagens acentua crise na defesa de Lula

Coluna do Estadão

14 Julho 2018 | 05h30

Ex-ministro do Supremo, Sepúlveda Pertence. FOTO PABLO VALADARES/AE

O racha da defesa do ex-presidente Lula se acentuou ontem após ásperas mensagens do filho de Sepúlveda Pertence, Eduardo, para os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Martins, em um grupo de WhatsApp. “Não precisamos de vocês para ter qualquer tipo de protagonismo! Meu pai é e sempre será maior que vocês”, escreveu. Sepúlveda planeja visitar o petista na próxima semana para decidir se deixará a defesa dele. Ontem, Evandro Pertence, outro filho do ex-ministro, ouviu novos apelos de Lula para que Sepúlveda não deixe o caso.

O início… A briga entre Sepúlveda Pertence e Cristiano Zanin começou após o ex-ministro pedir que Lula cumpra pena em regime domiciliar. À época, Zanin chegou a negar que o colega havia ingressado com tal solicitação ao STF.

…de tudo. O episódio de ontem, no grupo de advogados Prerrogativas, se deu depois de Eduardo comemorar a absolvição de Lula e do banqueiro André Esteves. Ele diz: “A sentença está uma lambança, mas ganhamos”, reiterando “não precisar” do casal Zanin para ter “protagonismo”.

Deixa disso. Coube ao criminalista Antônio Carlos de Almeida, o Kakay, pedir que “Dudu” apagasse as mensagens. “Isso não se faz”, emendou. Em seguida, Eduardo saiu do grupo, sem retirar os textos. Horas depois, Cristiano e Valeska também se retiraram.

De olho. O deputado Beto Mansur foi à Polícia Federal buscar os documentos do inquérito dos Portos que fazem referência a um Beto. As planilhas não mencionam propina, mas a PF diz acreditar se tratar de Mansur. O parlamentar foi prefeito de Santos.

Saia-justa. Além de indicar Isolda Cela (PDT) para vice na chapa do governador petista Camilo Santana, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) quer lançar os pedetistas Cid Gomes e André Figueiredo para o Senado. Só que umas das vagas estava prometida à reeleição de Eunício Oliveira (MDB).

Mãos de tesoura. Líder do PRB na Câmara, o deputado Celso Russomanno (SP) tem ajudado deputados com seu aplicativo simulador de corte de cabelo. Ele recebe a foto 3×4 do parlamentar e devolve com uma opção de corte ideal.

SINAIS PARTICULARES. Celso Russomanno, deputado federal (PRB-SP); por Kleber Sales

Pintado… O presidente da OAB, Claudio Lamachia, inicia nova batalha contra agências reguladoras. Desta vez, vai ao STF para brigar com a Agência Nacional de Saúde (ANS) pela regra que aumenta, a partir do fim deste ano, o valor que planos podem cobrar das coparticipações e franquias.

…pra guerra. “A lei que cria a ANS determina que ela fiscalize o setor visando à proteção e à defesa do consumidor. Claramente ela se desviou de sua finalidade”, afirma Lamachia. A OAB apresentou ontem a ação no Supremo.

CLICK. Alberto Goldman chamou Mara Gabrilli de “medíocre” em um grupo de WhatsApp após ela divulgar vídeo sobre disputar o Senado. Depois, ele apagou a mensagem.

Reprodução/Grupo PSDB-SP

Repartindo. A viabilidade da chapa pura do PSDB ao Senado só foi possível porque João Doria prometeu as suplências aos aliados. Gilberto Kassab (PSD) indicará Alda Marco Antônio e a coronel Vitória para suplentes de Mara Gabrilli. Das duas vagas de Ricardo Tripoli, uma ficará com o PRB e a outra ainda será definida.

Fala que eu escuto. O corregedor do CNJ, Otávio de Noronha, vai intimar o juiz Sérgio Moro e os desembargadores Rogério Favreto e Gebran Neto. Quer ouvir os três sobre o habeas corpus de Lula. Eles podem responder por escrito.

PRONTO, FALEI!

“Não é surpresa. Os votos do pai sempre foram iguais aos do PT, inclusive contra o Plano Real”, DO PRÉ-CANDIDATO DO PSDB À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, GERALDO ALCKMIN, sobre Eduardo Bolsonaro ter curtido foto no perfil de Lula em uma rede social.

NAIRA TRINDADE (editora interina), COM REPORTAGEM DE JULIANA BRAGA.

Coluna do Estadão:
Twitter: @colunadoestadao
Facebook: facebook.com/colunadoestadao
Instagram: @colunadoestadao