Temer tem hoje quatro opções principais para substituir Teori no Supremo

Luiza Pollo

22 de janeiro de 2017 | 06h00

ADZA121 BSB - 19/01/2017 - TEMER / EMBAIXADORES - POLITICA - O presidente da República, Michel Temer ao lado dos ministros Alexandre de Moraes JUstiça, JOsé Xserra MRE e Grace Mendonça AGU le nota de pesar pela morte do ministro do STF Teori Zavascki no Palácio do Planalto, em Brasilia. FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO

O presidente da República, Michel Temer ao lado do ministro Alexandre de Moraes FOTO: ANDRÉ DUSEK

Quatro nomes se destacam hoje no processo de escolha do presidente Michel Temer para ocupar a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. Interlocutores do presidente dizem que, nesse momento, as principais opções são o ministro do STJ Luis Felipe Salomão, o tributarista Heleno Torres, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas. Contra o último existe a resistência pelo fato de ser ainda muito ligado politicamente ao grupo do senador Renan Calheiros.

A opção pelo respeitado Salomão traria a vantagem de abrir outra vaga para Temer no STJ. Já Moraes tem muito apoio político e a torcida velada de pelo menos três ministros do Supremo. Já Heleno tem o conhecimento tributário a seu favor, justamente num momento em que o presidente Temer tem insistido na ideia de apresentar uma nova proposta de reforma nessa área, o que pode gerar recursos jurídicos sobre o assunto no Supremo.

Siga a Coluna do Estadão:
Twitter: @colunadoestadao
Facebook: facebook.com/colunadoestadao

Tudo o que sabemos sobre:

Teori Zavascki

Tendências: