EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Exclusivo: Em carta ao Mercosul, Serra diz que Venezuela descumpriu protocolo de adesão

­No documento, o chanceler diz que a Venezuela descumpriu unilateralmente regras compromissos e pede aos países membros decisão à luz do direito internacional

PUBLICIDADE

Foto do author Andreza Matais
Por Andreza Matais
Atualização:

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, enviou hoje aos chanceleres dos Estados-partes do Mercosul uma carta na qual diz que, para o governo brasileiro, a Venezuela "descumpriu unilateralmente" o protocolo de adesão ao bloco. No texto, reforça que o país vizinho não honrou os compromissos assumidos no prazo determinado e defende que as consequências sejam decididas "à luz do direito internacional", que deve "prevalecer sobre considerações de ordem política". O documento foi enviado à meia-noite.

PUBLICIDADE

Na carta, o chanceler deixa claro que não fosse o problema com as regras de adesão, a Venezuela seria vetada por motivos políticos, que "apontam no mesmo sentido" de descumprimento.

José Serra finaliza a carta dizendo que manifesta ao povo venezuelano solidariedade e a garantia de que o Brasil trabalhará pelo "restabelecimento da democracia" naquele país.

Fontes do Itamaraty dizem que é levado em consideração, até mesmo, o fato de que uma vez presidente do bloco, as reuniões seriam na Venezuela, que sofre com desabastecimento de gêneros alimentícios e de higiene.

Veja a íntegra da carta:

Publicidade

 

Siga a Coluna do Estadão:No Twitter: @colunadoestadaoNo Facebook: www.facebook.com/colunadoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.