EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Sem Aliança, MBL vê pista livre na eleição em São Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Arthur do Val em evento do MBL (Divulgação)  

Sem partido próprio e acomodados no Patriota, dirigentes do Movimento Brasil Livre (MBL) comemoram: o Aliança Pelo Brasil, de Jair Bolsonaro, não deverá mesmo ficar pronto para as eleições deste ano. Eles entendem que, sem o clã diretamente envolvido na disputa em São Paulo, a pista da direita estará desobstruída nas eleições. Calculam que há muitos votos "conservadores" e "antipetistas" e poucos candidatos viáveis para correr nessa faixa. O MBL não é exatamente amado pelos apoiadores do presidente, mas tem público cativo na capital.

PUBLICIDADE

Quero passar. Além de Arthur do Val para a Prefeitura, o núcleo duro do MBL terá mais dois candidatos neste ano: Fernando Holiday, deve disputar a reeleição como vereador, e Rubens Nunes, o Rubinho, também planeja concorrer ao Legislativo Municipal.

Vaga. Há a perspectiva de o ex-tucano Paulo Mathias, egresso da gestão João Doria e barrado pelo processo seletivo do Novo, também se lançar candidato pelo Patriota à Câmara.

Free. Sob o comando do MBL, o Patriotas-SP abriu as portas para "candidaturas independentes": dispensadas da vida partidária.

Ativo. O empresário e presidenciável João Amoêdo continuará com sua atuação partidário no Novo após deixar a presidência da sigla: "Vou ficar no conselho da fundação do partido, que terá um centro de treinamento para quem está entrando na política", diz.

Publicidade

Ritmo lento. Impasses em diversos partidos da Câmara para a definição de suas lideranças têm atrasado a instalação das comissões temáticas da Casa.

Reequilíbrio. Deputados chegaram a conversar sobre a possibilidade de esperar a criação do Aliança para instalar as comissões.

Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania  

Batata quente. Onyx Lorenzoni, definitivamente, não vive com sorte. Bastou ele assumir o Ministério da Cidadania para o Estado revelar o Nordeste foi preterido na concessão de novos benefícios do Bolsa Família em janeiro: apenas 3%.

Nova era. O CNJ implanta hoje o sistema eletrônico de execução unificada no TJ-SP, um dos últimos no País a aderirem à digitalização dos processos. Até o meio deste ano, todos os tribunais brasileiros terão de estar atualizados.

Aos poucos. A operação começará com a digitalização de todas as peças e incidentes de 800 processos físicos dos presos da Penitenciária de Casa Branca. Haverá também a capacitação de juízes e servidores.

Publicidade

Sem papel. Dos 27 tribunais estaduais e dos 5 federais, 30 já aderiram à implantação do modo eletrônico. Existem hoje 1,1 milhão de processos no sistema. Com a finalização da implantação, espera-se algo entre 1,5 milhão e 2 milhões.

CLICK. Mulheres foram à Avenida Paulista em manifestação com forte apelo político pelo Dia da Mulher. Críticas ao governo Jair Bolsonaro foram a tônica dos protestos. 

PUBLICIDADE

Oito... O presidente do STF, Dias Toffoli, criou grupo de trabalho para avaliar a inclusão de mais mulheres nas bancas de concurso para a magistratura. A ideia é aumentar a participação de juízas na magistratura.

... de março. "Quando a questão é equidade, a mulher se vê numa cultura patriarcal em que esse quadro de desequilíbrio foi sendo naturalizado", disse a coordenadora do grupo, a conselheira Ivana Farina.

BOMBOU NAS REDES!Katia Abreu Senadora (PDT-TO) "Ir às ruas, fazer greves e manifestações é legitimado pela democracia. Mas chamar para a rua contra o Congresso e o STF é destruir a mesma democracia."

COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. COLABOROU PEDRO VENCESLAU.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.