PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

'Se alvo fosse tucano, relatório seria igual', diz Anastasia

-

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Autor do relatório que transformou a presidente afastada, Dilma Rousseff, em ré no processo de impeachment no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG) diz que, se o alvo da investigação fosse um tucano que tivesse cometido os mesmos crimes apontados por ele, seu parecer seria "exatamente o mesmo". Na primeira entrevista exclusiva a um jornal desde que assumiu a relatoria, o ex-governador de Minas faz comentários sucintos sobre o governo de Michel Temer e a possibilidade de um enfrentamento em 2018.

PUBLICIDADE

Relatoria Não pedi para ser indicado. Fui escolhido, sugerido e eleito. Aceitaria ser relator outra vez. Fiz um trabalho muito equilibrado e sério.

Rotina Foi um trabalho exaustivo sob o ponto de vista físico. Praticamente me afastei dos outros assuntos que acompanho no Senado. Foi dedicação quase exclusiva. Graças a Deus sempre dormi muito bem à noite, sem remédio nem nada.

Dificuldades Acho que a maior dificuldade foi o volume de trabalho. Muitos documentos, muitas testemunhas. Tudo isso foi uma atividade muito trabalhosa. Tem que ter serenidade, paciência. É um trabalho difícil, que vai gerar controvérsias.

Pressão Nem de um lado nem de outro. As pessoas que me conhecem sabem do meu equilíbrio e serenidade.

Publicidade

Se o alvo fosse um tucanoSe acontecesse tudo exatamente igual, o parecer seria exatamente o mesmo.

Jurídico X Político Os dois aspectos têm que se conjugar para configurar o impeachment. Os crimes ocorreram. Questões de estilo, de falta de base parlamentar podem ter colaborado na formação da convicção de cada senador.

Repercussão internacional Talvez as pessoas não saibam do impacto desses crimes na nossa realidade econômica. 'Golpe' pressupõe uma ruptura constitucional e jurídica. Não passa nem perto de sonho isso ter ocorrido no Brasil.

O fim Não sei o que vai acontecer no julgamento final. Teremos nova fase de provas, novas testemunhas, eventualmente o depoimento da presidente, debate entre acusação e defesa. Tudo isso pode influenciar o julgamento.

Lição O Brasil teve dois processos de impeachment em 25 anos, o que não é normal. Acho que estamos amadurecendo cada vez mais em termos de instituições, de democracia. Um ponto positivo para evoluirmos nas questões relativas à administração e aos governos.

Publicidade

Pedaladas tucanas A Lei Orçamentária Anual federal diz que é permitido ao Executivo baixar decretos de créditos suplementares, desde que compatível com a meta. Essa expressão não existe na lei mineira nem dos outros Estados. Basta pegar uma lei e outra e fazer a verificação.

Governo Temer Durante este período, não participei das reuniões do meu partido sobre assuntos do governo Temer. O que vejo são medidas naturais.

Ajuda do Congresso O governo tem que ter uma base congressual ampla, forte e confiável. Isso vai sendo construído ao longo do tempo. Precisa ser azeitada. Nada é do dia para a noite.

Crise X Eleições A classe política não está num momento bom em relação à opinião pública. Isso resulta fundamentalmente dos escândalos e da má gestão do País que aconteceram no passado e levaram a esta crise econômica.

Temer em 2018 Não vou falar em traição. É uma expressão muito forte. Ele tem insistido em dizer publicamente que a possibilidade de se candidatar à reeleição em 2018 não existe. Naturalmente, o PSDB deverá ter um candidato. Temos que aguardar 2018 para ver o que vai acontecer.

Publicidade

Temer X Dilma São métodos, pessoas e mecanismos diferentes. Muito difícil fazer uma comparação. Mas que as diferenças existem, elas são notórias.

Entrevista a Daniel Carvalho

Siga a Coluna do Estadão:No Twitter: @colunadoestadaoNo Facebook: www.facebook.com/colunadoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.