EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Renan diz que depoimentos na CPI revelam 'existência de ministério paralelo da saúde'

PUBLICIDADE

Por Marianna Holanda
Atualização:
 

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que os dois primeiros dias de depoimentos na comissão, com os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, deixaram claro um "ministério paralelo da saúde", aconselhando o presidente Jair Bolsonaro na contramão da ciência.

PUBLICIDADE

"Estes primeiros depoimentos deixam clara a existência de um ministério paralelo da saúde. Um poder paraestatal, das sombras, um gabinete das sombras, desconhecido, que não apenas aconselha, assessora, mas produz documentos, como a burla na bula, encaminha soluções, como produzir mais cloroquina, e confronta as orientações dos médicos", afirmou o senador.

Em depoimento, Mandetta contou que, em determinada reunião, foi sugerida uma minuta de decreto alterando a bula da cloroquina para constar tratamento para coronavírus, a despeito de não haver comprovações científicas. A proposta descabida não foi adiante.

Sobre a fala de Teich nesta tarde na CPI, Renan disse que foi "técnico e despolitizado". " Em nome da própria biografia, o ministro pediu demissão por defender que, além de ineficaz, o medicamento (cloroquina) apresenta riscos efetivos à saúde pública" O ex-ministro da Saúde revelou que deixou o cargo por não ter autonomia e liderança na pasta.

O relator ressaltou ainda, da fala de Teich, que nem ele, nem Mandetta foram ouvidos sobre incremento na produção de cloroquina.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.