EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Relator da MP que libera R$ 5 bi para enfrentar coronavírus quer aprovação 'a jato'

PUBLICIDADE

Por Mariana Haubert
Atualização:

 Foto: Beto Barata/Agência Senado

O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), será o relator da medida provisória que destina R$ 5,09 bilhões para o combate ao coronavírus.

PUBLICIDADE

À Coluna, o parlamentar afirmou que pretende entregar seu relatório já nesta terça-feira, 17, na Comissão Mista de Orçamento. Se for aprovado, o que deve acontecer na mesma sessão, a medida deverá ser levada para o plenário da Câmara. Depois, ela precisa ser analisada pelos senadores.

De acordo com Gomes, a ideia é aprovar a MP até o fim desta semana porque o assunto "é urgente". "Vamos votar à jato", disse. O relator não deve alterar o conteúdo da proposta para evitar atritos e prolongar sua tramitação no Congresso.

A MP foi editada na última sexta-feira e faz parte do pacote de medidas para enfrentar a crise. O valor era parte das emendas individuais e coletivas do Orçamento que estavam destinadas ao Fundo Nacional de Saúde, mas seriam liberadas para unidades indicadas pelos congressistas.

Em um acordo fechado na semana passada entre os parlamentares e o Executivo, deputados e senadores abriram mão de parte do montante que deveria compor as emendas parlamentares para ajudar no enfrentamento da epidemia da covid-19 no Brasil.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.