PSB quer pilotar propostas de meio ambiente no plano de governo de Lula

PSB quer pilotar propostas de meio ambiente no plano de governo de Lula

Mariana Carneiro, Camila Turtelli, Matheus Lara e Gustavo Côrtes

18 de abril de 2022 | 05h01

Com o posto de vice na chapa de Lula, o PSB quer escrever as propostas do petista para o meio ambiente. O ponto de partida é o Programa de Ocupação Inteligente da Amazônia, elaborado pelo partido e que propõe ampliar investimentos em ciência e tecnologia na região amazônica. Integrantes da sigla dizem ainda ter nomes de referência na área, como o ex-ministro do Meio Ambiente no governo Lula Carlos Minc e o deputado Alessandro Molon, presidente da frente ambientalista. Responsável pelo programa petista, Aloizio Mercadante se reúne hoje com representantes do PSB para falar do tema. “Temos conversado muito com o PSB, PCdoB e PV, já com discussões acumuladas”, diz

Foto: Beto Barata/Estadão

ESTREIA. O programa do PSB para a Amazônia começou a ser elaborado em 2019 e será lançado em congresso do partido no fim deste mês.

FOGO AMIGO. A aproximação do MDB do Nordeste com Lula irritou caciques do partido no Sul, mais alinhados a Jair Bolsonaro ou a Simone Tebet. “Uma pessoa que apoia o PT hoje está concordando com o roubo”, diz o deputado federal Alceu Moreira 

VERMELHO NÃO. “Nós somos contra essas figuras velhas do partido que estão com o Lula”, afirma o deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC).

SANGUE NOVO. A escola de formação de lideranças políticas RenovaBR prepara 21 pré-candidatos pretos e pardos para tentar uma vaga na Câmara. 

APOSTAS. Um dos nomes é o de Mônica Calazans, a enfermeira que se tornou a primeira pessoa vacinada contra a covid no Brasil. Em fevereiro, ela trocou o MDB pelo PSDB. Outros destaques são Gisela Simona, que disputou a prefeitura de Cuiabá (MT) e Fayda Belo, do Mulheres no Poder.

SINAIS PARTICULARES (por Kleber Salles). Alceu Moreira, deputado federal (MDB-RS).

PRONTO, FALEI. Aécio Neves, deputado federal (PSDB-MG)

FOTO GABRIELA BILO / ESTADÃO

“Está na hora de o PSDB tomar juízo, se unir e apresentar o único candidato capaz de liderar a terceira via: Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul”

CLICK. Júlio Lancellotti, padre

Publicou esta foto em suas redes dizendo que policiais militares interromperam ato de Páscoa organizado por ele na última sexta-feira.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.