EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Paulo Guedes já levanta dados sobre estatais

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

A equipe do economista Paulo Guedes, que será ministro da Fazenda caso Jair Bolsonaro vença a eleição, tem mantido contatos com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). Bolsonaro promete extinguir a maioria das estatais dando continuidade a um processo que começou no governo Temer. Nos últimos dois anos, 17 foram fechadas. Restam 138. A Sest já vai deixar prontos estudos para venda ou privatização de tantas outras e um plano de médio prazo para que algumas deixem de ser dependentes da União.

PUBLICIDADE

Na fila. A Sest vai propor ao próximo governo, por exemplo, tornar a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) não dependente do orçamento da União. Com o Exército, elaborou um plano para que a estatal adquira capacidade de pagar pessoal e custeio com recursos próprios.

Há vagas. O novo presidente poderá trocar pelo menos 414 dirigentes de estatais. A conta considera que essas empresas têm no mínimo três diretores, incluindo o presidente. Não há mandato fixo, mas prazo de gestão. Os dirigentes podem ficar dois anos e serem reconduzidos três vezes.

Volta tudo. Na contramão de Bolsonaro, o presidenciável do PT Fernando Haddad defende, se eleito, suspender a política de privatização de estatais.

Vem aí. Em entrevista à Rede Arapuan de Rádio, da Paraíba, Bolsonaro anunciou ontem que, caso eleito, vai criar uma secretaria específica para tratar dos direitos dos animais. "Os animais merecem respeito", justificou.

Publicidade

Ah, tá. O candidato do PSL também explicou sua promessa de que vai "varrer do mapa esses bandidos vermelhos". "Vamos diminuir o peso do PT no voto. Não é matar ninguém, não. Quem quer dar essa interpretação mostra falta de caráter", disse.

Água mole... Eduardo Paes (DEM) vai insistir na associação entre o candidato Wilson Witzel (PSC) e advogados do traficante Wellington Nem. Segundo aliados de Paes, esse foi o argumento que teria fragilizado mais o adversário ao governo do Rio de Janeiro.

SINAIS PARTICULARES. Eduardo Paes e Wilson Witzel, candidatos do DEM e do PSC ao governo do Rio de Janeiro; por Kleber Sales.  

Fechado... Geraldo Alckmin não procurou mais os líderes do Centrão depois que perdeu a eleição. Presidentes das legendas que o apoiaram avaliam que o tucano voltou a ser um político de São Paulo.

...para balanço. O grupo não menospreza, porém, o poder de Alckmin. "Na política, o fundo do poço tem mola", diz um líder.

Pitaco. Marqueteiro da campanha de Rui Costa, na Bahia, Sidônio Palmeira deu conselhos para a produção do programa final de TV de Fernando Haddad.

Publicidade

CLICK. Fuzileiros navais do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas escoltaram as urnas levadas às seções nas escolas de Parintins (AM) para o 2º turno das eleições.

Reprodução/Twitter do Ministério da Defesa  

Vai encarar? O MPF está licitando compra de 300 algemas de aço e 195 cassetetes por R$ 38 mil. No edital, argumenta que os itens servirão para resguardar a integridade física de autoridades e servidores, bem como ferramenta contra "ações hostis de agressores".

Duas estrelas. A Marinha promoveu pela segunda vez na história uma mulher a almirante. A engenheira Luciana Marrone receberá as estrelas no dia 25 de novembro. O ato foi assinado ontem pelo presidente Temer.

Arquivo pessoal  

PRONTO, FALEI!

 

 Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

"Na democracia, a decisão é da maioria e a responsabilidade gerada por ela é de todos. Seja qual for o resultado das urnas, seremos a resistência positiva; disposta a monitorar e fiscalizar o novo governo", DO EMPRESÁRIO E COMUNICADOR, LUCIANO HUCK.

Publicidade

COM REPORTAGEM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABOROU TÂNIA MONTEIRO

Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadaoInstagram: @colunadoestadao