PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Padilha admite troca de votos por ministério; ouça o áudio

.

Por Luiza Pollo
Atualização:

Em meio à escolha do novo titular da Justiça, o ministro Eliseu Padilha disse, em palestra na Caixa, que o governo escolhe seus auxiliares com base no número de votos que ele pode lhe garantir no Congresso. Foi assim, relatou, com o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP). "A Saúde é de vocês, mas gostaríamos de ter um notável", contou ter dito ao PP. "Diz para o presidente que nosso notável é o deputado Ricardo Barros", respondeu a sigla. "Vocês garantem todos os votos do partido nas votações?". "Garantimos". "Então o Ricardo será o notável."

PUBLICIDADE

"Nosso objetivo era chegar aos 88% de apoio no Congresso. Não há na história do Brasil um governo que tenha conseguido 88% do Congresso. Isso Vargas não teve, JK não teve, FHC não teve, Lula não teve, só nós que conseguimos", disse Padilha.

O "notável" Ricardo Barros, a propósito, procurou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na última quinta-feira para pedir apoio para se manter na Saúde. O PP já não é tão unânime assim em torno dele.

Ouça o ministro na palestra da Caixa:

Íntegra do trecho da palestra de Padilha aos gestores da Caixa: 

Publicidade

"Tivemos uma cota partidária. Mas vocês (governo) aceitaram que os partidos indicasse? Sim, aceitamos. Não há na história do Brasil um governo que tenha conseguido 88% do Congresso. E o Congresso é base do governo. Isso Vargas não teve, JK não teve, FHC não teve, Lula não teve, só nós que conseguimos. Porque mais de uma vez a habilidade política do presidente Temer. Lembram que quando começou a montagem do governo diziam: "Só queremos nomear ministros que são distinguidos na sua profissão em todo Brasil, os chamados notáveis. Aí nós ensaiamos a conversa de convidar um médico famoso em São Paulo, até se propagou que ele ia ser ministro da Saúde. Aí nós fomos conversar com o PP: ''O Ministério da Saúde é de vocês, mas gostaríamos de ter um ministro da saúde assim''. Aí demos um tempo para pensar. Depois eles mandaram o recado por mim: ''Diz para o presidente que nosso notável é o deputado Ricardo Barros''. Ai fui lá falei com o presidente: 'Nós não temos alternativa', nosso objetivo era chegar aos 88% (de apoio no Congresso). Até chegou mais do que imaginamos, mas queríamos ter uma base consistente. Muito bem, vamos conversar. "Vocês garantem todos os nomes do partido em todas as votações?" "Garantimos". "Então o Ricardo será o notável". No momento que a gente ver que não deu certo a gente demite. E ele está saindo muito bem, é um dos que está conseguindo fazer mais economia. Ele tem uma tem de economizar R$ 3 bi este ano, além do que ele cortou ano passado. Ele está como gestor. Apenas mostrar como conseguimos isso: com negociação política".

 

 Siga a Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadao

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.