PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

ONG terá de responder no Conar por comercial com beijo gay

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 

Exibida em horário nobre pela TV Globo, um comercial que mostra dois casais homossexuais se beijando foi denunciado ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O Grupo Dignidade, que coordena a campanha, foi notificado a apresentar sua defesa em um prazo de cinco dias.

A propaganda chama-se "Eu odeio berinjelas". No vídeo, criado pela agência OpusMúltipla especialmente para a ONG, a sogra oferece ao genro, durante um jantar, um prato que contém berinjela. O jovem começa a imaginar uma série de "crueldades" contra o ingrediente (afogar, esfaquear, pisotear, explodir), mas, ao final da reflexão, só responde: "Não, obrigado". Na cena seguinte, dois casais gays se cumprimentam com um "selinho" em um restaurante, enquanto o locutor diz: "Com orientação sexual é a mesma coisa: você pode discordar, mas tem que respeitar".

PUBLICIDADE

A reclamação foi remetida ao Conar em 14 de outubro. Segundo a queixa, o comercial "é uma forma de fazer lavagem cerebral em crianças". A reclamante ainda afirma que o vídeo "transparece que as pessoas são agressivas somente pelo fato de não achar correto ser homossexual". Ela diz, também, que os LGBT "pedem respeito, mas esquecem de respeitar outras pessoas" e que o ideal seriam "comerciais que estimulem crianças a se tornarem pessoas de bem".

O diretor executivo do Grupo Dignidade, Toni Reis, afirma que "o comercial não ofende a dignidade de ninguém, apenas pede respeito à orientação sexual, tendo em vista os altos índices de violências e discriminação contra pessoas LGBT no Brasil". Uma equipe de 18 advogados já prepara o texto de defesa perante o Conar, que vai, então, avaliar se o comercial deve ou não ser retirado do ar. (Luísa Martins)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.