EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

OAB diz que Bolsonaros confiaram no Supremo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz defendeu as garantias legais de Flávio Bolsonaro no caso das apurações do Coaf: "Não é porque a família Bolsonaro já deu declarações preocupantes e contraditórias sobre a democracia que ela não mereça ser protegida pelas instituições democráticas". Segundo Santa Cruz, é preciso ter regras claras para o uso dessas informações de modo que o Coaf não se transforme em uma arma contra a população. "Que bom a família Bolsonaro ter confiado no STF para garantir seus direitos."

PUBLICIDADE

Cautela. Santa Cruz diz ainda ser necessário rever o Código de Processo Civil para impedir excessos sob a alegação de que são necessários no combate à corrupção. "Os protocolos do Judiciário não são impeditivos para as investigações."

Não vem... A cúpula da reforma tributária na Câmara reagiu à tentativa da equipe econômica do governo de colar na PEC de Baleia Rossi o selo de criadora "do maior imposto do mundo".

... não. Para o presidente da Comissão Especial, Hildo Rocha (MDB-MA), "o cálculo (de que a alíquota chegaria a 30%) é chutômetro, para não dizer mentira". "Para o governo, só vale o que é deles", diz.

Fica. Sondado para a vaga de candidato a prefeito de SP pelo PSL, o apresentador José Luiz Datena diz que Jair Bolsonaro "deveria optar por um diplomata" para ocupar a embaixada do Brasil em Washington.

Publicidade

Fica 2. "Acho que o Eduardo (Bolsonaro) é mais importante aqui para o partido dele do que em política externa." Eduardo é o presidente do PSL-SP e um entusiasta da opção Datena candidato a prefeito.

Chapa. No Planalto, Datena tem a certeza de contar um aliado: o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, de quem é amigo de longa data.

CLICK. Horas após assumir o BNDES, Gustavo Montezano visitou o ministro Tarcísio Freitas. Acertaram parceria na estruturação de projetos de concessão da pasta.

FOTO: MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA/DIVULGAÇÃO  

Missão... Os oito deputados federais do Novo comemoraram o desempenho no primeiro semestre de 2019.

... cumprida. Consideram ter atuado com destaque na reforma da Previdência e festejam a economia de R$ 5 milhões em verbas indenizatórias não utilizadas.

Publicidade

Igual... A aposta no Conselho Nacional do Ministério Público é de que a Corregedoria mais uma vez arquivará o procedimento disciplinar contra Deltan Dallagnol porque as provas e a origem delas são semelhantes às que ele desconsiderou no passado recente.

... mas diferente. Entretanto, como foi alvo de muitas críticas pela celeridade com que arquivou o pedido, desta vez a Corregedoria deve esperar até agosto.

SINAIS PARTICULARESGeraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo

ILUSTRAÇÃO: KLEBER SALES/ESTADÃO  

Fosfosol. O secretário da Fazenda de SP, Henrique Meirelles, tem deixado incomodada ala expressiva do PSDB nacional ao não mencionar em entrevistas a reforma da Previdência feita pelo ex-governador Geraldo Alckmin no Estado.

Fosfosol 2. SP foi o primeiro Estado a implementar a previdência complementar dos servidores públicos ao criar a Prevcom e a SPPrev, esta última hoje sob o guarda-chuva de Meirelles, filiado ao MDB.

Publicidade

Oiê! Alckmin fez questão de comparecer, sábado passado, à inauguração de uma obra do governo João Doria iniciada na gestão dele em Mogi das Cruzes.

PRONTO, FALEI!

Rosana Valle. FOTO: AG. CÂMARA  

Rosana Valle, deputada federal (PSB-SP): "Nunca fui expulsa nem de sala de aula. Estou ciente de que posso sofrer punições, mas fiz o que precisava ser feito", sobre voto a favor da reforma da Previdência.

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA
Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadaoInstagram: @colunadoestadao