EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Nome de Lula é incluído no cadastro de procurados e impedidos da PF

Ministério Público teve negado pedido para proibir Lula de deixar São Bernardo do Campo sem prévio comunicado ao juiz

PUBLICIDADE

Foto do author Andreza Matais
Por Andreza Matais e Leonel Rocha
Atualização:

SINAIS PARTICULARES - LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ILUSTRAÇÃO - KLÉBER SALES  

 

O juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara, determinou à Polícia Federal a inclusão do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Sistema de Procurados e Impedidos. Trata-se de um banco com os dados de pessoas impedidas de entrar ou sair do País por motivos judiciais. As informações são acessadas pelos policiais nos portos, aeroportos, fronteiras e na emissão de passaporte. A PF informou que já cumpriu a determinação.

PUBLICIDADE

A decisão do juiz atendeu a solicitação do Ministério Público Federal, que enxerga risco de fuga do ex-presidente. Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão em regime fechado no caso do triplex do Guarujá.

Os procuradores da República Anselmo Lopes e Hebert Mesquita também pediram para que Lula fosse proibido de se ausentar de São Bernardo do Campo-SP, ou região metropolitana de São Paulo, sem prévia comunicação ao juízo. O que foi negado pelo juiz. "A restrição de sua locomoção no âmbito nacional não possui idoneidade para violar a aplicação da lei penal", justificou. Os dos procuradores atuam em outros processos que têm Lula como réu.

Ao deliberar sobre a apreensão do passaporte e a inclusão do nome de Lula no Sistema de Procurados e Impedidos, o juiz afirmou: "É do conhecimento público a divulgação de declarações em que aliados políticos do ex-Presidente, visando à politização de processos judiciais, cogitam a solicitação (se necessário) de asilo político em seu favor para países simpatizantes." (Andreza Matais)

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.