EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Nabhan será subordinado a Tereza Cristina, na Agricultura

PUBLICIDADE

Por Naira Trindade
Atualização:

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, divulgou a estrutura do seu ministério. Sob seu comando ficará presidente da UDR, Luiz Antonio Nabhan. Veja a estrurura na íntegra:

PUBLICIDADE

FUTURA ESTRUTURA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA NO GOVERNO JAIR BOLSONARO Com a reforma administrativa realizada pelo futuro governo Jair Bolsonaro, o novo Ministério da Agricultura terá mais atribuições e vai absorver unidades que estavam abrigadas nos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social, na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, da Casa Civil, e na Secretaria de Mobilidade Social e Cooperativismo do próprio MAPA.

Para executar as políticas e ações desses órgãos, a estrutura do ministério foi reforçada. Serão criadas a Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação e a Secretaria de Agricultura Familiar. Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação.

A Secretaria vai articular, facilitar, promover e alinhar a inovação voltada para o desenvolvimento rural, por meio da Embrapa, das empresas de pesquisa agropecuária estaduais, instituições federais de ensino e de apoio financeiro à pesquisa. A Secretaria vai cuidar também dos programas nacionais de irrigação e das questões relativas à produção sustentável, como a agricultura de baixo carbono. Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo - Fernando Henrique Kohlmann Schwanke - Engenheiro florestal. É superintendente regional da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais em Santa Catarina. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO). A Secretaria vai abrigar programas hoje dispersos em diversos ministérios. Vai trabalhar na busca de alternativas de negócios para os produtores e dará nova abordagem à assistência técnica e à extensão rural. Irá também reforçar o cooperativismo e o associativismo rural. Secretaria da Aquicultura e Pesca - Jorge Seif - Formado em administração de empresas e marketing. Arua desde 1999 na pesca industrial. É produtor rural e proprietário de um terminal pesqueiro e de embarcações. A Secretaria receberá as atribuições que hoje estão no Ministério da Pesca. Entre seus objetivos estão a busca de garantias para dar maior segurança jurídica às atividades e a ampliação do mercado internacional. Secretaria de Comércio e Relações Internacionais.

- Orlando Leite Ribeiro - Economista e diplomata. Embaixador, trabalhou no setor de promoção comercial em Nova York e nos setores econômicos em Washington e Assunção. Foi chefe da divisão de Agricultura e Produto de Base. Desde dezembro de 2016 ocupa o cargo de diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores. A Secretaria trabalhará pela ampliação dos mercados para os produtos brasileiros, com a negociação do fim de barreiras sanitárias e fitossanitárias que hoje atingem o comércio do fpaís. Secretaria de Política Agrícola - Eduardo Sampaio Marques - Engenheiro agrônomo e mestre em agronomia. Está na Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura desde agosto de 2017. Na pasta, já atuou também na Secretaria de Relações Internacionais e de Política Agrícola. A Secretaria terá foco nas questões relativas ao crédito, buscando taxas equalizadas para pequenos e médios produtores e novos mecanismos de financiamento. Vai trabalhar para ampliar e modernizar o seguro rural, utilizando recursos orçamentários hoje destinados a suporte de preços. Os programas de apoio à agricultura familiar serão mantidos. Secretaria de Defesa Sanitária - José Guilherme Tollstadius Leal - Engenheiro agrônomo. Desde janeiro deste ano é chefe de gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Foi presidente da Emater do Distrito Federal e secretário de Agricultura. A Secretaria será reorganizada para buscar maior eficiência, baseada no sistema de autocontrole empresarial, em maior transparência normativa e no fortalecimento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. Secretaria Especial de Assuntos Fundiários - Luiz Antônio Nabhan Garcia - Empresário rural na atividade agropecuária. É técnico em zootecnia. Presidente da União Democrática Ruralista (UDR) A Secretaria vai tratar da regularização fundiária, incluindo as atividades de identificação e demarcação de terras indígenas e quilombolas, o licenciamento ambiental e as políticas de reforma agrária.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.