EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Na reta final, campanha de Alckmin vai apostar mais em Ana Amélia

PUBLICIDADE

Foto do author Vera Rosa
Por Vera Rosa
Atualização:
 

Em novo movimento para se contrapor à liderança de Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, vai apostar mais na imagem da senadora Ana Amélia (PP-RS), vice em sua chapa. A avaliação da equipe de Alckmin é a de que Ana Amélia precisa ocupar mais espaço na campanha e na propaganda de TV no momento em que o protesto de mulheres contra Bolsonaro vem crescendo nas redes sociais.

PUBLICIDADE

A estratégia foi apresentada nesta terça-feira em reunião de Alckmin com dirigentes do Centrão -- bloco formado por DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade -- e de outros partidos aliados, em São Paulo. O crescente interesse pelas mulheres  tem motivos bem pragmáticos. Elas representam 52% do eleitorado brasileiro e, de acordo com as pesquisas, a maioria ainda não sabe em quem votar.

Cobrado por integrantes de sua coligação, Alckmin concordou em adotar na campanha um discurso mais incisivo, que passe mais indignação com a crise do País e com os "riscos" embutidos nessa disputa. Dirigentes do Centrão avaliam que o tucano tem pouquíssimo tempo para reagir e "quebrar a onda" de crescimento de Bolsonaro. O diagnóstico ali é o de que, se em uma semana o tucano não desconstruir o capitão reformado, o segundo turno será entre ele e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, candidato do PT.

Pelo cronograma de guerra traçado nesta terça, Alckmin centrará a caça aos votos, nos últimos dias, em São Paulo, Estado que governou durante quase quatorze anos. Além disso, entrarão no ar propagandas de TV comparando a trajetória de Bolsonaro à de um aventureiro, que não teria governabilidade para administrar o País. No ataque contra o PT, a ideia é bater na tecla de que quem conhece Haddad não vota nele. Será lembrada a derrota do petista para João Doria -- hoje candidato do PSDB ao governo paulista --, no primeiro turno da eleição de 2016.

A portas fechadas, um dos participantes do encontro com Alckmin e o marqueteiro Lula Guimarães disse achar surpreendente que as enormes taxas de aprovação da Operação Lava Jato e do juiz Sérgio Moro não se revertam em repúdio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso em Curitiba. Afilhado político de Lula, Haddad está em ascensão em todas as pesquisas de intenção de voto. (Vera Rosa)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.