PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

MP que reduz burocracia com cartórios é alterada no Senado e pode caducar

Foto do author Mariana Carneiro
Foto do author Julia Lindner
Por Mariana Carneiro , Julia Lindner e Gustavo Côrtes
Atualização:

O Ministério da Economia já avisou a parlamentares que prefere ver expirar a Medida Provisória 1.085 a deixar passar três mudanças no texto que, em sua avaliação, desfiguram o espírito da lei - ela cria o Sistema Eletrônico de Registros Públicos e derruba uma série de burocracias vinculadas à atuação dos cartórios. Incluídas durante a tramitação no Senado, as alterações estabelecem mais uma etapa para a compra de imóveis, o que pode aumentar o valor pago em custas e emolumentos em 40%. Outra proposta quer restringir o uso de assinaturas eletrônicas. Entidades como CNI, Febraban e Cbic se uniram contra as mudanças, patrocinadas pelos cartórios, e o impasse empurrou a votação para hoje. A MP expira amanhã.

O plenário do Senado Federal. Foto: Jefferson Rudy/Ag. Senado

PUBLICIDADE

THE FLASH. A relatoria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA), que já fez duas versões do texto, sem acordo. A expectativa é de que uma terceira seja apresentada hoje. Rodrigo Pacheco prometeu votar a MP e devolvê-la de maneira expressa para novo exame da Câmara antes que o prazo expire.

PRONTO, FALEI. Randolfe Rodrigues (REDE-AP), senador

"No governo Bolsonaro, ter plano de saúde e encher o tanque de gasolina virou status", disse, após ANS aprovar reajuste anual de 15,5% para planos de saúde.

CLICK. Kim Kataguiri, deputado federal (União-SP)

Publicidade

Com traje da animação japonesa Boku no Hero, conversou com apoiadores em evento ao lado de Amanda Vettorazzo, vestida de Tsunade, do Naruto.

Reprodução 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.