PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Ministro deve indeferir indenização a Chacrinha por perseguição política

Por Luiza Pollo
Atualização:

Abelardo Barbosa, Chacrinha/AE 

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, deve indeferir pedido de indenização de R$ 100 mil feito pela família do apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, contrariando recomendação favorável da Comissão de Anistia. No processo em nome da viúva Florinda Barbosa, a família alegou que Chacrinha sofreu censura e foi preso por algumas horas pela Polícia Federal logo depois de gravar um de seus programas veiculado na TV Bandeirantes, em julho de 1980. O ministro tem dito que não se convenceu de que houve perseguição política.

PUBLICIDADE

Biquíni. Os programas do Velho Guerreiro eram monitorados por censores da ditadura militar por causa da pouca roupa e do rebolado das chacretes na TV. Informado pela Coluna, o filho do apresentador, Leleco Barbosa, considerou injusta a negativa do ministro.

Tá na gaveta. A decisão de Torquato ainda não foi publicada no Diário Oficial. Ele não é obrigado a seguir o parecer da Comissão de Anistia, favorável a Chacrinha, porque o colegiado é um órgão consultivo.

Cara de paisagem. O MDB esperava uma sinalização do presidenciável Geraldo Alckmin de que, em troca do apoio do partido à sua campanha, daria ao presidente Michel Temer, por exemplo, o Ministério das Relações Exteriores. O tucano não fez gestos nesse sentido.

Vou só. As dificuldades com Alckmin empurram Temer para candidatura própria. O decreto de intervenção na segurança no Rio indica seus movimentos: tirou o bode da reforma da Previdência da sala e um naco da bandeira de Jair Bolsonaro, na sua base eleitoral.

Publicidade

Recado... O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), recusou convites do presidente Michel Temer e não foi a dois eventos relacionados à intervenção na área de segurança do Rio, um no Palácio do Planalto e outro na capital fluminense.

...Velado. Eunício matou dois coelhos com uma cajadada só. Deixou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ser o protagonista do processo e demonstrou insatisfação com o governo que não enviou força-tarefa de inteligência para ajudar na segurança pública do Ceará.

Até onde aguenta. Partidos que apoiam João Doria (PSDB) ao governo de São Paulo avaliam que o vice-governador Márcio França (PSB) desiste da disputa se não subir nas pesquisas até agosto. No Datafolha de dezembro, ele aparece com 2% das intenções de voto.

Sinais Particulares: João Doria, prefeito de São Paulo; por Kleber Sales 

#ficaadica. Quem já passou pela experiência diz que será um erro de Márcio França se ele cumprir a promessa de exonerar os tucanos do governo caso o partido lance candidatura própria no Estado. "Não é ano de briga", aconselham.

CLICK. O Ministério do Trabalho usa as redes sociais para divulgar as novas regras trabalhistas. Há mais de um mês a pasta está sendo administrada por um interino.

Publicidade

FOTO: Twitter Ministério do Trabalho 

Cansei. O general Antonio Hamilton Mourão, retirado do cargo de secretário de Economia e Finanças do Exército por defender intervenção militar, decidiu passar para a reserva um mês antes do prazo legal.

Planos. A despedida será dia 28 de fevereiro. À Coluna reiterou que, imediatamente após sua saída, vai registrar a candidatura à presidência do Clube Militar e sua chapa, que por enquanto não tem oponentes, já está pronta.

A SEMANA

Segunda-feira, 19

Maia convoca Câmara para tratar da intervenção no Rio

Publicidade

Os deputados vão analisar e votar o decreto presidencial que transferiu para o Exército a segurança do Rio de Janeiro.

Quinta-feira, 22

Governo reúne secretários de Segurança de três Estados

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, reúne-se com secretários de Segurança de Minas, São Paulo e Espírito Santo.

COM REPORTAGEM DE NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA. COLABOROU TÂNIA MONTEIRO

Publicidade

Coluna do Estadão: Twitter: @colunadoestadao Facebook: facebook.com/colunadoestadao Instagram: @colunadoestadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.