EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Minas se transforma na principal arena neste início de campanha

PUBLICIDADE

Foto do author Mariana Carneiro
Foto do author Julia Lindner
Por Mariana Carneiro , Julia Lindner e Gustavo Côrtes
Atualização:

Jair Bolsonaro (PL) volta a Minas hoje, pela segunda vez nesta semana de lançamento de campanhas, e um dia após o comício de Lula em BH. Vai à inauguração do TRF 6, tribunal defendido por políticos mineiros de todos os matizes. Os presidenciáveis se enfrentam no segundo maior colégio eleitoral, onde o líder nas pesquisas, Romeu Zema (Novo), tenta se esquivar do duelo nacional, vendendo-se como neutro. Não é mau negócio para Lula, já que 4 entre 10 eleitores de Zema dizem votar no petista. Frustrado por não ter fechado aliança com o governador, Bolsonaro tem ouvido de aliados que deveria, ainda assim, torcer por uma vitória de Zema no 1.º turno, sob pena de vê-lo repetir a neutralidade na 2.ª rodada, o que seria ainda pior.

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Adriano Machado/Reuters.

PUBLICIDADE

MATEMÁTICA. O cálculo feito por aliados de Zema é que, em um 2.º turno, os votos de Carlos Viana (PL), candidato de Bolsonaro em Minas, naturalmente vão para ele. Logo, para vencer, Zema terá de conquistar votos é de eleitores lulistas.

DEFESA. Lula e Bolsonaro parecem ter entendido o recado e não têm atacado diretamente o governador. Bolsonaro boicotou a aparição de Viana em Juiz de Fora, e a campanha de Zema comemorou o fato de Lula ter optado por um comício em BH, onde a vantagem de Alexandre Kalil (PSD) já é esperada.

VOLTO JÁ. Ambos já marcaram data para retornar ao Estado. Bolsonaro planeja ir a Betim, na região metropolitana, no dia 24, e Lula rodará com Kalil pelo interior em seis passagens prometidas até a eleição - praticamente uma por semana até o 1.º turno, em 2 de outubro.

PRONTO, FALEI! Ricardo Galvão, ex-diretor do Inpe

Publicidade

"A viagem de Bolsonaro a São José dos Campos é uma demonstração de desprezo à ciência brasileira, em particular ao programa espacial civil. Fez questão de não ir ao Inpe."

CLICK. Damares Alves, candidata ao Senado (Republicanos)

 Foto: Bruno Fernandes

Tirou fotos com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para campanha eleitoral na véspera de o TSE exigir que ela retirasse fake news das redes sociais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.