PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Mais de 90% dos brasileiros recebem ligações indesejadas de telemarketing

Por Juliana Braga
Atualização:
O PSL vai lançar um aplicativo para avaliar eticamente seus filiados. Quem tiver pontuação mais alta vai galgar posições na sigla, escolher os candidatos e definir onde pôr dinheiro de campanha.  

Pesquisa feita pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, revela que 92,5% dos brasileiros recebem ligações indesejadas de telemarketing.

PUBLICIDADE

Segundo os entrevistados, ao atender o telefone, a ligação cai ou fica muda em 85,8% dos casos fazendo com que 56,5% não saibam nem informar o motivo do contato e 55,6% não consigam identificar quem ligou.

Nas que não caem, robôs atendem em 48,7% das vezes e, em 46,9%, um atendente oferta um produto ou serviço.

Apesar da extensão do problema, somente 36,8% já tentaram bloquear o número e só 11,2% procuraram serviços de proteção do consumidor.

A pesquisa foi feita com 3.220 internautas usuários da plataforma Consumidor.gov entre os dias 10 e 30 de abril.

Publicidade

Segundo o secretário, Luciano Timm, um dos objetivos é mapear o problema para sugerir formas de regulação do setor. (Juliana Braga)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.