EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Aviso da Abin com características para identificar terroristas é ironizado

-

PUBLICIDADE

Por Luiza Pollo
Atualização:

Imagem: Reprodução/Facebook 

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou nas redes sociais uma imagem que lista "roupas, mochilas e bolsas destoantes das circunstâncias e do clima", ações "estranhas" e "nervosismo" como características às quais a população deve ficar atenta para identificar possíveis terroristas.

PUBLICIDADE

No Facebook, a imagem recebeu diversos comentários que ironizam a "generalização" da lista. Uma pessoa escreveu: "Tenho que estar por dentro da moda primavera/verão então? Se eu usar uma bolsa ou mochila da estação passada, corro o risco de ser preso? Tô confuso...".

A Abin divulgou uma nota em que afirma que as características citadas no cartaz não são, isoladamente, motivo para suspeita. "No entanto, combinados com outros elementos aparentemente insignificantes e não merecedores de atenção, podem, de fato, representar alerta para as forças de segurança", afirma, no texto. A agência afirma, ainda, que o objetivo da campanha é fazer com que "a população sinta-se encorajada a contribuir com os órgãos de segurança na prevenção de ações terroristas".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.