EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Joice reagrupa forças em São Paulo contra clã

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

A manobra do diretório do PSL-SP, presidido por Eduardo Bolsonaro, para emplacar um desafeto de Joice Hasselmann no comando da seção paulistana do partido mobilizou a líder do governo e seus aliados a reagrupar forças. Ela convidou para um jantar em sua casa um grupo de aliados e até mesmo quem outrora era adversário, como Major Olímpio, novo inimigo do clã Bolsonaro. A estratégia dela é esticar a corda internamente até onde puder. Se não conseguir, deve pular fora, implodindo de vez o núcleo paulista campeão de votos no ano passado.

PUBLICIDADE

Chega... Aliados da líder do governo no Congresso conversaram com Levy Fidelix, do PRTB, que garantiu portas abertas ao grupo.

...mais. Pesa a favor do PRTB o fato de não representar rompimento com o bolsonarismo (é o partido de Hamilton Mourão).

Vixe. Para o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP), o grupo que chegou ao poder com Eduardo Bolsonaro padece de "imaturidade", e está determinado a derrubar líderes de diretórios municipais "sem sequer avisar antes".

Outro. Raquel Dodge, antes de deixar o cargo de PGR, pediu ao STF o arquivamento de investigação contra os senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho por supostas propinas em Belo Monte. Entendeu que o inquérito não tem provas.

Publicidade

CLICK. Rodrigo Maia recebeu, com parlamentares de esquerda, o cacique Raoni. O indígena foi criticado nominalmente por Jair Bolsonaro em seu discurso na ONU.

Coluna do Estadao  

Cartão. No dia em que Augusto Aras foi sabatinado (e aprovado) para assumir a PGR, o primeiro colocado da lista tríplice da categoria, Mário Bonsaglia, levou a Rodrigo Maia um pedido: não pautar no plenário o Acordo de Alcântara (menina dos olhos de Eduardo Bolsonaro), enquanto o Ministério Público não emitir parecer.

SINAIS PARTICULARES.

Eduardo Bismarck, deputado federal (PDT-CE)

Kleber Sales  

Asa branca. O deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) é relator na CCJ do projeto que institui o Dia Nacional do Sanfoneiro. Já mobilizou seu gabinete para encontrar um deles: quer levá-lo para a comissão no dia da votação.

Publicidade

PRONTO, FALEI!

Fabiano Contarato. Foto: GABRIEL LORDELLO/ESTADÃO

Fabiano Contarato, senador (Rede-ES): "Augusto Aras tem que entender que ele é guardião do Estado democrático de direito e tem que defender princípios e garantias, doa a quem doer. Se tiver que atuar contra o Presidente, contra quem for. Espero que, na cabeceira dele, a bíblia seja a Constituição".

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA. COLABORARAM RENATO ONOFRE E GREGORY PRUDENCIANO

Coluna do Estadão:

Twitter:  @colunadoestadao

Publicidade

Facebook: facebook.com/colunadoestadao

Instagram: @colunadoestadaoI

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.