PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Impeachment de ministros do STF une Janaína Paschoal a senadores

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Deputada estadual Janaina Paschoal. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

A deputada estadual e professora de Direito Janaína Paschoal (PSL-SP) vai ajudar no corpo a corpo em Brasília pelo andamento dos pedidos de afastamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela tem encontro marcado hoje com senadores insatisfeitos com Davi Alcolumbre (DEM-AP), no gabinete de Lasier Martins (Podemos-RS). Num ato político, o grupo vai tentar entregar ao presidente do Senado o pedido de impedimento de Dias Toffoli, protocolado semana passada por Janaína, artífice do impeachment de Dilma Rousseff.

PUBLICIDADE

J'accuse!. A deputada estadual apresentou, no último dia 30, o pedido de impedimento do presidente do Supremo. A justificativa é o fato de Toffoli ter suspenso todos os processos judiciais envolvend dados compartilhados pelo Coaf e Receita sem autorização prévia da Justiça.

Pressão. "Chegará o momento em que Davi será forçado a pautar o impeachment de ministros do STF porque o Brasil exige isso", disse à Coluna o autor da CPI da Lava Toga, Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Ops. O grupo, de 12 senadores, tinha encontro marcado com Alcolumbre na semana passada. Tomou bolo dele duas vezes.

Mais um. A propósito, o volume deve crescer: o senador Jorge Kajuru, recém-filiado ao Patriota (GO), disse já ter 32 assinaturas para um novo pedido de impedimento de Gilmar Mendes. São necessárias 29 para dar seguimento.

Publicidade

SINAIS PARTICULARES.

Jorge Kajuru, senador (Patriota-GO).

Kleber Sales  

Carta... Os defensores do subprocurador-geral da República Paulo Gonet para comandar a PGR desenterraram um episódio de 2016 para aumentar seu passe com o presidente.

...na... Encarregado de atuar perante a 1.ª Turma do STF, Gonet optou por não fazer sustentação oral em relação à denúncia contra Bolsonaro, então deputado federal e réu por incitação ao crime de estupro por comentários relacionados a Maria do Rosário.

...manga. A interlocutores, Gonet disse que a denúncia era descabida. O procurador tem bom trânsito com conservadores.

Publicidade

Porém... Mesmo aliados de Gonet acham que a proximidade dele com Gilmar Mendes diminui suas chances de ser o PGR.

PUBLICIDADE

Engorda. É grande a procura de deputados em busca de migrar para o PL (até recentemente denominado PR). A estimativa é chegar a uma bancada de 43 parlamentares até o fim do ano.

Ajuste... O governo e o relator da Medida Provisória da Liberdade Econômica, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), fizeram mudanças até o último minuto no texto que deverá ser votado hoje no plenário da Câmara. A MP é prioritária para Jair Bolsonaro.

...fino. Uma dessas alterações de última hora foi deixar bem claro que, ao liberar o trabalho em bancos aos sábados e domingos, não será alterada a lei que autoriza o pagamento de boletos vencidos no fim de semana na primeira segunda-feira subsequente.

CLICK. O governador Wilson Witzel foi tietado em um voo comercial de Brasília ao Rio de Janeiro. A quem o cumprimentou, disse que ser governador "dá trabalho".

Publicidade

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Foto: Coluna do Estadão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contra... Apesar de ter incluído o Imposto sobre Valor Agregado entre os pilares da reforma tributária proposta pelo governo, Marcos Cintra foi um ferrenho crítico ao IVA durante a campanha eleitoral.

...ou a favor? Em artigo publicado em outubro do ano passado, o secretário da Receita desancou o imposto, defendido por Paulo Guedes: "Insistir nessa proposta será desastroso", escreveu Cintra. A falta de convicção e de clareza do governo em sua proposta impressiona os deputados

PRONTO, FALEI!

Deputado Augusto Coutinho. Foto: CLEIA VIANA/CÂMARA DOS DEPUTADOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Augusto Coutinho, líder do Solidariedade na Câmara: "Os fundamentos são bons, mas o relator extrapolou. Questões pontuais podemos acatar. Senão, vai caducar", sobre prazo da MP da Liberdade Econômica.

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA. COLABOROU BRENO PIRES

Publicidade

Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadaoInstagram: @colunadoestadao