PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Governo analisa nova GLO para a Amazônia

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Crédito: Bruno Kelly/Reuters  

Diante de evidências de um exponencial crescimento no desmatamento durante a pandemia da covid-19, o governo federal planeja editar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para a Região Norte. A medida emergencial está em estudo na área jurídica do Ministério da Defesa, mas conta com aval do Meio Ambiente, do Conselho da Amazônia e do presidente da República, Jair Bolsonaro. No ano passado, a região foi parar nas manchetes mundo afora por causa das queimadas. Na ocasião, o governo também fez uso de uma GLO de dois meses.

PUBLICIDADE

O que há. Governadores da Amazônia levaram a Hamilton Mourão a preocupação com o desmatamento. Houve uma queda nas fiscalizações, principalmente, por dois motivos: 1) muitos fiscais do Ibama são do grupo de risco e não podem ir a campo em meio à pandemia; 2) policiais nos Estados que fazem boa parte das escoltas estão ocupados com a covid-19.

Recreio. Sobre as linhas gerais da reabertura econômica anunciada por João Doria (PSDB), um astuto observador alerta: a saída só será mesmo para valer quando as escolas (públicas e privadas) retomarem as atividades presenciais, algo, até agora, sem a menor previsão de ocorrer, conforme apurou a Coluna.

Rumo... O presidente da Coalização de Saúde (cadeia produtiva da área) e do Conselho Deliberativo do Hospital Albert Einstein, Claudio Lottenberg, considera o plano de retomada da atividade econômica proposto pelo governo de SP "robusto e consistente", apesar de não ser de execução simples.

...certo. Para Lottenberg, o isolamento foi fundamental para achatar a curva epidemiológica em SP, que era o objetivo inicial de todo o processo. "O plano é uma volta gradual responsável, com decisões baseadas em dados e evidências, pactuando setores de produtividade com a saúde", diz.

Publicidade

Fará falta. Mauro Ricardo Costa, que deixa a Secretaria Municipal de Governo de São Paulo, conforme antecipado pelo blog da Coluna, era o chefe estratégico do Plano de Metas da atual gestão. Perda grande para o prefeito Bruno Covas (PSDB) em ano de eleição.

CLICK. Entre as teleconferências de Tereza Cristina ontem, uma foi com a Contag, na qual a ministra recuou na unificação do Plano Safra: neste ano, serão dois, um empresarial e outro familiar. O modelo era assim desde FHC, mas mudou no ano passado.

Divulgação/Instagram  

Marshall. Para José Ricardo Roriz Coelho, vice-presidente da Fiesp e presidente da Abiplast, o "Plano Marshall", antecipado pela Coluna e anunciado pelo governo, é bem-vindo, mas será preciso desatar alguns nós como, por exemplo, diminuir o "custo Brasil".

Marshall 2. "Estamos com um problema enorme, de curto prazo. As empresas sairão muito debilitadas e, no fim da crise, vamos todos precisar de uma estratégia de médio e longo alcance. Lamento apenas que tenha sido elaborado e construído sem a consulta e a participação dos setores produtivos, fundamentais para a retomada."

Dica. Após viabilizar acordo para não demitir terceirizados e reduzir salários em Goiás, Ronaldo Caiado disse: "Governo só avança se houver diálogo constante entre os Poderes". Para bom entendedor...

Publicidade

CEP errado. No fim de semana, um perfil furioso cravou no Twitter que Baleia Rossi estava conspirando a portas fechadas em Brasília. O presidente do MDB não se conteve e lacrou: "Eu moro em Ribeirão Preto, estou em casa".

SINAIS PARTICULARESBaleia Rossi, deputado e presidente do MDB

Ilustração: Kleber Sales  

PRONTO, FALEI! 

Divulgação  

Dayane Pimentel (PSL-BA): "A diferença entre Bolsonaro e Maia é que o segundo não esconde de ninguém que busca espaço, enquanto o presidente tinha prometido não lotear cargos."

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. 

Publicidade

Coluna do Estadão: Twitter: @colunadoestadao Facebook: facebook.com/colunadoestadao Instagram: 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.