EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Fusão DEM-PSL pode turbinar 'terceira via' para 2022

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Já "na pista" para 2022, Henrique Mandetta (DEM) está perto de ganhar fôlego novo entre os presidenciáveis da "terceira via" se for confirmada a fusão DEM-PSL. Sabedor de que a vaga de candidato não está garantida, o ex-ministro da Saúde trabalha duro para aumentar sua taxa de conhecimento, marcando presença em atos e debates como presidenciável. Os dois partidos têm reunião marcada para terça-feira, 21, com o objetivo de começar a "dar uma cara" à nova agremiação política, do nome às cores. A tendência é de que seja mantido o número 25.

 

PUBLICIDADE

Calculando... Além de encaminhar pesquisas testando nomes, a reunião servirá para alinhar possibilidades quanto a 2022. Dirigentes entendem que recursos e tempo de TV serão poderosos atrativos para construir uma terceira via em alternativa a Lula e Bolsonaro.

...passos. A depender dos resultados das pesquisas, não estará descartada a possibilidade de abrir mão de uma candidatura própria ao Planalto para apoiar outros nomes de centro.

Quem é quem. O DEM controlará 10 Estados; o PSL, 17. Luciano Bivar deverá mesmo ser mantido como presidente; ACM Neto, como secretário-geral.

Timing. Organizadores do ato contra o governo Bolsonaro marcado para 2 de outubro esperam aproveitar o "calor" da fase final da CPI da Covid, no Senado, para encher as ruas.

Publicidade

Timing 2. "Unificando os protestos dos partidos de oposição, demos um grande passo para livrar o Brasil deste governo desqualificado", diz José Luiz Penna, presidente do PV. "Precisamos atrair o DEM, o PSD, o MDB e o PSDB."

Vigília. O Direitos Já fará 32 horas de programação digital neste fim de semana em defesa da democracia incluindo painéis com personalidades e discursos de lideranças políticas. A coalizão participa da organização dos atos dos dia 2 de outubro e 15 de novembro contra Bolsonaro.

Com... Consultor da CBF, Mario Rosa contesta nota publicada pela Coluna na sexta, 17, informando que o vice-presidente da entidade Gustavo Feijó tem utilizado a proximidade com o relator Renan Calheiros (MDB-AL) para evitar a convocação de Marco Polo Del Nero na CPI da Covid.

...a... "Dizer que o vice-presidente Feijó está defendendo interesses na CPI da Pandemia é fofoca de quem não conhece a política de Alagoas e desonra a seriedade da CPI. São as raposas falando das uvas", diz.

Publicidade

...palavra. Segundo ele, Feijó também diz mesmo é ser próximo de Arthur Lira, rival de Renan em Alagoas. Del Nero é ex-presidente da CBF.

CLICK. O presidente do BC, Roberto Campos Neto (esq.), se reuniu com o senador Irajá (PSD-TO), relator do projeto que regulamenta mercado de criptomoedas no Brasil.  

PUBLICIDADE

Verbas. Prefeitos da região metropolitana de Porto Alegre dizem que o governo de Eduardo Leite (PSDB-RS) reduziu, por meio do programa Assistir, o repasse de recursos a hospitais vinculados ao SUS.

Contas. Em nota, 14 prefeitos do consórcio Granpal afirmam que, apesar de o governo estadual ter intenção de aumentar o aporte de 169 instituições de baixa complexidade, outras 56, de média e alta, perderiam mais de R$ 205 milhões.

Chapa... Tabata Amaral (SP) ingressou no PSB justamente no momento em que o partido avança na consolidação de uma frente com o PSD para concorrer ao Bandeirantes, tendo Geraldo Alckmin como candidato.

...forte. No próximo dia 25, Márcio França, cacique do PSB-SP, estará em evento ao lado de Alckmin e Paulo Skaf em Cajamar.

Publicidade

SINAIS PARTICULARES. Tabata Amaral (PSB-SP), deputada federal. Ilustração: Kleber Sales/Estadão  

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG E MATHEUS LARA

PRONTO, FALEI!

Kim Kataguiri (DEM-SP), deputado federal

"Mesmo com a Anvisa falando que não tem evidências para paralisar vacinação de adolescentes, o Ministério resolveu fazer isso mesmo assim só por causa do "sentimento" do Bolsonaro. Incompetência".

 Foto: Dida Sampaio/Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.