EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Exclusivo. Conselho da JBS decide afastar Joesley do comando da empresa

.

PUBLICIDADE

Foto do author Andreza Matais
Por Andreza Matais e Marcelo de Moraes
Atualização:

 Foto: Ayrton Vignola/Estadão

O Conselho da JBS decidiu nesta sexta-feira afastar Joesley Batista do comando de todos os negócios do grupo. A reunião ocorreu nesta sexta-feira.

PUBLICIDADE

A decisão ocorre depois que Joesley Batista teve homologada sua delação premiada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).Joesley admitiu crimes e pagamento de propina ao presidente da República, Michel Temer, ao senador Aécio Neves e dezenas de políticos nos últimos anos.

Em março, a Justiça havia determinado o afastamento do empresário do conselho da empresa. A decisão de hoje é diferente porque independentemente do poder judiciário, a própria empresa tomou a iniciativa. Ou seja, ele não poderá mais participar da condução dos negócios das empresas do grupo.

A medida é uma maneira de tentar blindar as atividades empresariais da família Batista, afastando um executivo que é pivô do maio escândalo político do momento no País. Além de dar uma satisfação para a sociedade e o mercado.

A assessoria da J&F prepara uma nota para divulgar à imprensa sobre o assunto.

Publicidade

LEIA A ÍNTEGRA A NOTA DA JBS - 

JBS ANUNCIA NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO - Tarek Farahat é eleito presidente do conselho de administração da JBS; - Companhia cria comitê de governança; - Joesley Batista deixa o conselho e comitês. A JBS informa que em reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada na data de hoje tomou conhecimento da renúncia de Joesley Batista aos cargos de membro e presidente do Conselho de Administração da Companhia e também de membro de todos os Comitês dos quais participava na empresa. Nesta mesma reunião Tarek Farahat, atual membro do Conselho, foi eleito por unanimidade para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Companhia. Jose Batista Sobrinho foi eleito, também por unanimidade, Vice-Presidente do Conselho de Administração. Farahat possui 26 anos de experiência na P&G, tendo ocupado cargos em vários países do mundo, como no Oriente Médio, Europa e América Latina. De 2006 a 2012 foi presidente da P&G do Brasil. Em 2012, foi eleito presidente para América Latina e foi membro do conselho executivo da P&G mundial até 2015. Comitê de Governança implementará melhores práticas globais de governança O conselho deliberou também a criação de um Comitê de Governança que será liderado por Tarek Farahat e terá como objetivo implementar as melhores práticas globais em governança corporativa e compliance na Companhia. "Governança é minha maior prioridade, com foco em ganhar confiança do mercado e proteger as 235 mil famílias que fazem parte da JBS. Há um grande trabalho a ser feito para reconstruir a confiança dos nossos stakeholders", afirma Farahat. A JBS continua focada em oferecer aos seus clientes produtos e serviços da mais alta qualidade, mantendo sua estreita relação de parceria com seus fornecedores e apoiando os seus mais de 235 mil colaboradores em todo o mundo.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.