EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Estudo aponta brechas em sanções da Bolsa

­

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 

Estudo inédito, feito pela professora e pesquisadora Angela Donaggio, da FGV Direito de São Paulo, traça mapa sobre sanções aplicadas pela Bolsa de Valores. As conclusões mostram que as punições aplicadas "não são substantivas". O estudo indica ainda que "o número de sanções não cresceu proporcionalmente ao de companhias listadas" e que "houve correlação? negativa entre o número de multas aplicadas e o mercado acionário aquecido". Ou seja, quando o mercado aquece, a Bolsa multa menos. Quando desaquece, multa mais.

PUBLICIDADE

Outro dado é que as companhias de menor porte e rentabilidade e com maior endividamento receberam mais multas. "As instituições de regulação de mercado, Bolsa e CVM devem repensar seu sistema", avalia Donaggio.

Outro lado. A BM&BOVESPA diz que, "preocupada com a transparência do processo", propôs detalhamento maior das etapas de notificação, defesa e aplicação das sanções. Leia a resposta da instituição:

Os Segmentos Especiais da BM&FBOVESPA são segmentos de listagem baseados em práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela regulação vigente, de modo que as companhias que a eles voluntariamente aderem, por meio da celebração do Contrato de Participação no Segmento Especial, se obrigam a atender aos requisitos previstos nos respectivos regulamentos.

Segundo o procedimento adotado, uma vez verificada a infração a uma regra constante dos Regulamentos dos Segmentos Especiais, a Diretoria de Regulação de Emissores, no âmbito de sua competência, notifica a companhia e os responsáveis pelo descumprimento para apresentação de defesa, concedendo prazo para que a infração seja sanada, sem prejuízo da aplicação de sanção pecuniária. Caso a situação não seja regularizada no prazo estabelecido, a Diretoria de Regulação de Emissores poderá aplicar sanções não pecuniárias definidas no item 12.4 do Regulamento de Listagem.

Publicidade

Atualmente, o enforcement não é muito detalhado nos regulamentos dos segmentos especiais. A BM&FBOVESPA, preocupada com a transparência do processo, propôs, no âmbito da revisão dos regulamentos dos segmentos especiais, um detalhamento maior das etapas de notificação, defesa e aplicação da sanção. Além disso, estamos prevendo alterações no site da BM&FBOVESPA para que todas as informações sobre a aplicação dos regulamentos segmentos especiais, inclusive a aplicação de sanções, sejam amplamente divulgadas.

Siga a Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadao

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.