Em dia com recorde de mortes, governadores repudiam projeto de Vitor Hugo

Em dia com recorde de mortes, governadores repudiam projeto de Vitor Hugo

Coluna do Estadão

31 de março de 2021 | 05h00

Presidente Jair Bolsonaro. FOTO: ERALDO PERES/AFP

No dia em que o Brasil registrou lamentáveis 3.668 mortes por covid-19, Jair Bolsonaro e seus apoiadores, inclusive no Legislativo, se dedicaram a acossar militares compromissados com a Constituição, a estimular as comemorações do golpe de 1964 e a tentar fazer avançar na Câmara projeto de cunho notadamente autoritário, apresentado pelo ex-líder do governo na Casa Major Vitor Hugo (PSL). Enquanto isso, governadores e prefeitos, alvos constantes de ataques bolsonaristas, seguem desesperados na busca de vacinas e estrutura de UTI.

Isso… “O projeto é absurdo, absolutamente inconstitucional. É tentativa de dar roupagem legal a um intuito ilegal: intervir em competências estaduais”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

…não. “É muito mais do que tirar poder (dos governadores). O texto acaba com a federação. É bom lembrar, quando a gente fala do AI-5, teve AI-1, AI-2, AI-3, AI-4… O retrocesso acontece exatamente no passo a passo. Temos que estar atentos a cada passo”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Missão dada? O projeto permite que o presidente decrete mobilização nacional em casos de grave problema de saúde pública, como a pandemia da covid-19. Atualmente, o dispositivo pode ser usado em casos de agressão estrangeira.

Opa. Para integrantes do Centrão, o governo cometeu uma “barbeiragem” ao apresentar o projeto sem articulação prévia. Ainda assim, partidos do grupo sinalizaram que poderiam apoiar a medida.

Com a palavra. Em nota, Vitor Hugo afirmou que seu projeto não prejudica garantias individuais.

SINAIS PARTICULARES.
Jair Bolsonaro, presidente da República

Ilustração: Kleber Sales

Vamos… Em reunião com a Agricultura e com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), a Anvisa destacou que ainda é preciso avaliar quais são os cuidados necessários para evitar a contaminação cruzada na adaptação de estruturas fabris de uso veterinário para a produção de vacinas contra a covid-19 para humanos.

…aguardar. Para a Anvisa, é preciso ainda verificar como serão as adaptações de estruturas que não foram originalmente destinadas à produção de insumos para a saúde humana.

Girl… A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, participa hoje do webnário “Mulheres na liderança contra a covid-19”, ao lado das prefeitas de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro (PSDB), Francisco Morato (SP), Renata Sene (Republicanos) e Lauro de Freitas (BA), Moema Gramacho (PT).

…power. Promovido pelo Instituto Alziras, o evento quer dar visibilidade ao trabalho feminino na política para o enfrentamento à pandemia.

CLICK. Vídeo que circula nas redes sociais com o título “Falsonaro” reúne falas desastrosas e falsas de Bolsonaro sobre a pandemia e as contrapõe com a realidade.

Coluna do Estadão

Dada… O consórcio Conectar (2.598 municípios e organizado pela Frente Nacional de Prefeitos, FNP) registrou oficialmente no laboratório chinês Sinopharm Biotech o interesse de comprar 15 milhões de doses da vacina Sinovac.

…a largada. O consórcio enviou ofício ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, pedindo ajuda para acelerar a articulação. Os prefeitos querem ainda uma audiência sobre vacinas com o novo chanceler, Carlos França.

Dindin. O consórcio pretende adquirir as vacinas com verbas do Ministério da Saúde, de doações privadas nacionais ou estrangeiras e recursos próprios dos municípios do País.

Libera aí. Do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), sobre a Anvisa ter negado certificação à fábrica da Covaxin: “Ela está segurando a Covaxin e a Sputnik V. Uma pena. Deveria estar mais sintonizada com o momento”.

PRONTO, FALEI! 

José Luiz Penna. FOTO: DENISE ANDRADE/ESTADÃO

José Luiz Penna, presidente nacional do PV: “Caíram os ministros da Defesa, das Relações Exteriores e o advogado-geral da União. Agora, falta cair o ministro do Meio Ambiente, aliás o governo todo.”

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA.

Twitter: @colunadoestadao
Facebook: facebook.com/colunadoestadao
Instagram: @colunadoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.