EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

DEM e PDT a caminho de aliança no Nordeste

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

ACM NETO, presidente do DEM Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

Apesar do atual cenário de polarização política, direita e esquerda caminham para fechar uma importante aliança eleitoral no Nordeste: DEM e PDT devem compartilhar palanques nas eleições municipais deste ano em três capitais estratégicas: Salvador (BA), Fortaleza (CE) e São Luís (MA). O presidente nacional do Democratas e prefeito da capital baiana, ACM Neto, participou diretamente das costuras. A interlocutores, ele disse acreditar que a campanha eleitoral será focada em temas ligados à pauta das cidades, distante da nacionalização dos debates.

PUBLICIDADE

No menu. A parceria foi costurada em jantar em São Paulo no fim do ano passado entre Neto, Rodrigo Maia e Elmar Nascimento, pelo DEM, e Ciro Gomes, Carlos Lupi e André Figueiredo, pelo PDT.

Se organizar direitinho... Em Salvador, mesmo Neto tendo lançado seu vice, Bruno Reis (DEM), como candidato, o secretário de Saúde, Leo Prates (PDT), ainda sonha com a prefeitura.

...todo mundo sai. O movimento, segundo interlocutores dos dois partidos, é visto como uma tentativa para emplacar Prates como vice de Reis. De toda forma, os dois lados dão como certo que estarão juntos.

Indeciso. A oposição petista na capital baiana tem nove pré-candidatos.

Publicidade

Deixa pra depois? No Rio, mesmo que o DEM lance Eduardo Paes e o PDT, Martha Rocha, a ideia é estar juntos no segundo turno.

Sem pressa. Apesar das tentativas do governador Camilo Santana (PT-CE), o mais provável é que o PDT do atual prefeito Roberto Cláudio continue aliado ao DEM, que hoje tem a vice-prefeitura na capital cearense. A decisão sairá nos 45 do segundo tempo.

Festa... O MDB-RS vai homenagear os 90 anos de Pedro Simon com um ato em Capão da Canoa, palco em 1984 de uma das mais expressivas mobilizações pela campanha das Diretas-Já na Região Sul do País. O ex-senador faz aniversário dia 31 deste mês. O ato está marcado para ocorrer no dia 1.º de fevereiro.

CLICK. Pedro Simon (à dir.) com Ulysses Guimarães na campanha das Diretas-Já. O conteúdo está no site do MDB-RS (www.mdb-rs.org.br/PedroSimon90Anos).

Divulgação/Acervo MDB  

Gente... Em nota de apoio a Esteves Colnago, denunciado na operação Greenfield, seu ex-secretário-executivo Rodrigo Cota lembrou que, mesmo tendo carro oficial à disposição, o atual articulador da Economia no Congresso ia trabalhar diariamente de metrô.

Publicidade

...como a gente. Até a hashtag #somostodosesteves foi lançada pelo secretário de Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, em apoio a Colnago.

SINAIS PARTICULARESEsteves Colnago, chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia

Ilustração: Kleber Sales  

Adeus. A Itaipu Binacional vai fechar definitivamente seu escritório em Curitiba nesta sexta-feira. Os 97 empregados do local já foram remanejados para Foz do Iguaçu, sede da usina. O processo de encerramento começou em julho e está a cargo do diretor da empresa, o ex-ministro da Defesa Joaquim Silva e Luna.

Ano novo. O fechamento do escritório faz parte de uma política de enxugamento dos gastos e ampliação dos investimentos da empresa conduzida por Luna, que é general do Exército.

Fim. A namorada do ex-presidente Lula, Rosângela da Silva, a Janja, se desligou oficialmente de Itaipu em 2 de janeiro após demissão negociada. Ela atuava justamente no escritório de Curitiba como socióloga.

Publicidade

PRONTO, FALEI!

 Foto: AMB/Divulgação

Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros: "Há inconsistências práticas que vão tornar a lei casuística. Se o STF não conceder a liminar, ainda há recursos possíveis", sobre juiz de garantias.

COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. COLABOROU TÂNIA MONTEIRO.

Coluna do EstadãoTwitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadaoInstagram: @colunadoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.