PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Congresso já tem dois caminhos para anistia ao caixa dois

.

Por Luiza Pollo
Atualização:

 Foto: Dida Sampaio/Estadão

Deputados e senadores já traçaram dois caminhos para tentar aprovar no Congresso um contra-ataque às investigações da Lava Jato. Uma das alternativas é aproveitar o Projeto 4.424/2016, que altera a Lei dos Partidos Políticos, para incluir uma emenda que anistie o caixa 2 e doações oficiais provenientes de recursos lícitos. O conteúdo do projeto não trata de anistia, mas a proposição foi escolhida porque tramita em regime de urgência no plenário da Câmara. Segunda-feira haverá uma reunião para definir as emendas que vão entrar no texto.

PUBLICIDADE

O relator é o deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), correligionário do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que já incluiu e retirou o texto da pauta do plenário três vezes no mês passado.

Outra alternativa, preferida dos deputados, é que o Senado tome a iniciativa de pautar o "pacote salva-vidas". Lideranças dizem que será mais fácil aprovar a anistia no plenário da Câmara se vier aprovada pelo Senado.

"O Senado que discuta lá. Querem jogar tudo nas costas da Câmara. Se começar na Câmara, o projeto estará morto", resume um líder.

Siga a Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadao

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.