PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Com Luiz Felipe d'Avila, Novo avança em projeto presidencial para 2022

Por Matheus Lara e Alberto Bombig
Atualização:

Aos poucos vai ganhando corpo a pré-candidatura presidencial de Luiz Felipe d'Avila pelo Novo. O cientista político almoçou recentemente com Eduardo Ribeiro, presidente do partido e idealizador do projeto, e com Romeu Zema, governador de Minas, considerado figura essencial para eventual sucesso da empreitada eleitoral. Nesta quarta-feira, 6, d'Avila esteve com a bancada do Novo em Brasília, a título de apresentação. Ainda faltam articulações e procedimentos internos para a definição da pré-candidatura, mas ela avança a cada dia.

 Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

Bem na fita. O cientista político e fundador do Centro de Liderança Pública (CLP) é percebido no Novo como nome capaz de apaziguar os ânimos e realinhar diferentes grupos em torno de um objetivo eleitoral.

Diz... Hildo Rocha (MDB-MA) protocolou na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara pedido de audiência com representantes do Banco do Nordeste (BNB) e do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), que possui contrato com a instituição financeira.

...aí. O deputado federal quer saber como a ONG, ligada ao PT, detém o monopólio da operacionalização dos cobiçados microcréditos do BNB sob Bolsonaro, mesmo sem ter participado de licitação.

Nem lá... Em vídeo que será divulgado nesta quinta-feira, 7, Valdemar Costa Neto diz que seu PL é de centro e, portanto, contra o radicalismo de extremos.

Publicidade

...nem cá. Segundo Costa Neto, o partido não endossa as manifestações pelo impeachment de Bolsonaro como também não apoiou quem foi às ruas pedir a volta do voto impresso ou atacar o STF. Ou seja, o PL permanece indefinido eleitoralmente rumo a 2022.

CLICK. Ministros de Jair Bolsonaro, como Flávia Arruda (no centro) e Anderson Torres (à dir. dela), participaram do lançamento do União Brasil, partido resultante da fusão entre DEM e PSL.  

Efeito Guedes. A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) apresentou requerimento de indicação a Jair Bolsonaro exigindo a vedação a membros da alta administração pública do direito de serem acionistas, investidores ou proprietários de empresas offshores em paraísos fiscais.

Pão de queijo paulista. O grupo de João Doria avalia que são cada vez mais positivas as respostas dos mineiros aos pedidos de apoio feitos pelo governador nas prévias do PSDB.

SINAIS PARTICULARES. João Doria (PSDB), governador de São Paulo  

Missão. O vereador Paulo Frange (PTB) amealhou apoios e deve ser indicado hoje relator da CPI da Prevent Senior na Câmara Municipal de São Paulo.

Novo... O movimento 133, frente ampla de oposição na OAB-SP, decidiu apresentar a advogada Patricia Vanzolini como candidata à presidência da entidade. Leonardo Sica será vice da chapa, invertendo as posições em que se apresentaram na eleição anterior.

Publicidade

...arranjo. "A OAB de São Paulo precisa voltar a ser importante na vida da advocacia", diz Patricia. "Vamos modernizar a OAB e nada melhor do que uma mulher na liderança para conduzir essa mudança", diz Sica.

Resultados. A ONG Comunitas lança hoje, 7, em evento no seu canal do YouTube, o livro Jornada Plano de Metas, reunindo experiências de seu curso profissionalizante para prefeitos de todo o País. Os cases e planos de governo foram reunidos na publicação.

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG E MATHEUS LARA. COLABOROU MARIANA CAETANO

PRONTO, FALEI!

Fábio Trad (PSD-MS), deputado federal

Publicidade

"O problema não é a offshore. O problema é tê-la sendo Ministro da Economia. Por exemplo: diante de uma decisão que beneficiasse o povo, mas fosse devastadora aos seus investimentos, alguém acha que ele decidiria contra si próprio ? Gravíssimo o caso. A incompatibilidade é clara."

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.