Chefe da Casa Imperial defende a volta da monarquia para Brasil sair da crise

Chefe da Casa Imperial defende a volta da monarquia para Brasil sair da crise

­­

Coluna do Estadão

08 Setembro 2016 | 18h22

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Em mensagem aos brasileiros no Dia da Pátria, o príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança discursou sobre os “benefícios” que a implementação do parlamentarismo monárquico traria ao Brasil no momento de crise.

Grupos apoiados pela Casa Imperial do Brasil convocaram “bandeiraços” para promover a monarquia. No Rio de Janeiro, o ato teve a presença do sobrinho de Dom Luiz, o príncipe Dom Pedro Alberto de Orleans e Bragança. Em São Paulo, uma homenagem ao Imperador Dom Pedro I foi realizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em frente ao Monumento à Independência.

Leia o pronunciamento do príncipe:

Meus muito caros brasileiros,

Neste 7 de setembro,  194 anos após meu tetravô, o Imperador Dom Pedro I, ter declarado a Independência, o Brasil se encontra em uma encruzilhada histórica, em que um número crescente de nossos compatriotas perguntam se a restauração da Monarquia não seria uma verdadeira mudança de rumos, atendendo aos anseios mais profundos de nosso povo.

Como Chefe da Casa Imperial do Brasil, é meu dever recordar-vos de que, em uma Monarquia Parlamentarista, com o Poder Moderador como foi nos tempos gloriosos de Dom Pedro II, governos que se desviassem das autênticas aspirações da Nação seriam dissolvidos. E escolhido um novo Parlamento, não haveria espaço para crises, não haveria rupturas institucionais: prevaleceriam os mais altos interesses da Pátria.

Confio que a atual crise nos desperte e nos inspire para voltar às vias que nos foram traçadas pela Divina Providência, libertos das ideologias que tanto contrariam a índole cristã, pacata e familiar de nosso povo. É, pois, chegada a hora de caminharmos ao encontro do que o Brasil tem de mais autêntico.

Que Nossa Senhora Aparecida, a quem o Imperador Dom Pedro I consagrou o Brasil na ocasião da Independência, vele solícita sobre o nosso futuro.

Dom Luiz de Orleans e Bragança
Chefe da Casa Imperial do Brasil

 

Mais conteúdo sobre:

Monarquia