PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Casos de covid-19 entre servidores da Câmara saltam de 22 para 205 em menos de um mês

Por Camila Turtelli e Matheus Lara
Atualização:

O plenário da Câmara em uma das últimas sessões de 2021. Foto: Agência Câmara

O surto de casos de covid-19 por causa da proliferação da variante Ômicron no País tem preocupado os servidores do Congresso Nacional às vésperas da abertura do ano legislativo na próxima quarta-feira, 2. Na Câmara, apenas entre 1.º e 18 de janeiro, foram reportados 205 casos positivos entre os servidores da Casa, segundo informações obtidas pela Coluna por meio da Lei de Acesso à Informação. O número representa 36,8% do total registrado durante todo o ano de 2021, quando 557 casos foram informados. O registro da primeira quinzena do ano reflete a realidade do avanço da Ômicron no País. O número de infecções é bem superior ao que foi registrado em dezembro do ano passado, 22.

PUBLICIDADE

FILTRO. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), adiou a volta dos trabalhos presenciais para depois do Carnaval, mas no Senado ainda não há uma definição. Servidores que trabalham nos gabinetes dos senadores querem regras para restringir a circulação no local.

MULHERES NO AZUL. Candidatas mulheres devem ser as mais preocupadas com a prestação de contas de campanha, segundo avaliação da rede de contabilidade Essent Jus. Em 2020, 60% da clientela da rede foi de campanhas femininas, mesmo elas sendo só 33,5% do total de candidatos.

SÃO ELAS. "Ao serem maioria na busca por apoio profissional, já mostra o quanto as candidatas mulheres estão preocupadas e entendem o quanto é importante a regularidade fiscal de suas campanhas", afirma o fundador da Essent Jus, Guilherme Sturm.

PACOTÃO. A próxima reunião entre PT e PSB sobre federação partidária para discutir o palanque em São Paulo promete ser quente e terá, pela primeira vez, a participação do ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicidade

AS HORAS. Enquanto isso, Carlos Siqueira, presidente do PSB, segue esperando pacientemente uma resposta do convite feito ao ex-tucano Geraldo Alckmin para ele se filiar ao partido e ser vice de Lula. Siqueira, no entanto, não deve fazer gestos novos em direção ao ex-governador de São Paulo enquanto aguarda a resposta.

CLIMÃO. Não pegou muito bem na cúpula do PSB os acenos do pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Marcelo Freixo à pré-candidatura de Fernando Haddad (PT) em São Paulo. O partido tem batido o pé para tentar obter o apoio do PT a Márcio França.

CLICK. Sérgio Moro, presidenciável do Podemos

 

Ex-juiz (esq.) usou as redes sociais do MBL, do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), para falar sobre seus ganhos no setor privado fora do Brasil.

5 CURIOSIDADES... Aproveitando a moda nas redes sociais de revelar cinco curiosidades de sua vida pessoal, o pré-candidato a deputado federal e vereador de São Paulo Fernando Holiday (Novo) revelou já ter feito campanha para Plínio Arruda (PSOL) em 2010.

Publicidade

...SOBRE MIM. Holiday também contou na sua lista de curiosidades pessoais que é muito fã da franquia de livros e filmes Harry Potter, criada pela britânica J. K. Rowling.

SINAIS PARTICULARES (por Kleber Sales). Fernando Holiday, vereador de São Paulo (Novo)

 

PRONTO, FALEI! Fábio Trad, deputado federal (PSD-MS)

 

"Se houvesse um disque-denúncia para idiotices, a primeira que deveria ser denunciada é a ministra de direitos humanos que é contra vacinas para seres humanos."

ALBERTO BOMBIG ESTÁ DE FÉRIAS E RETORNA À 'COLUNA DO ESTADÃO' NO DIA 16 DE FEVEREIRO

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.