PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Candidatos aproveitam viagens pagas pelo Senado para fazer campanha

Foto do author Mariana Carneiro
Foto do author Julia Lindner
Por Mariana Carneiro , Julia Lindner e Gustavo Côrtes
Atualização:

Os senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Jorginho Mello (PL-SC) usaram viagens pagas com verba da cota parlamentar para fazer campanha. Em 1º de julho, Heinze viajou a Igrejinha (RS) para promover sua candidatura ao governo do Estado na região. Ficou hospedado em um hotel por R$ 1.158 a diária e pediu reembolso ao Senado. "Ver de perto a mobilização em torno do nosso projeto rumo ao (Palácio do) Piratini é motivador", disse Heinze na ocasião, nas redes sociais. Em 9 de julho, Jorginho Mello e assessores se hospedaram em São Miguel do Oeste (SC) às custas do Senado. Neste dia, o senador participou de ato do PL decorado com imagens da chapa eleitoral dele ao governo do Estado, junto com Jorge Seif Jr. e Jair Bolsonaro.

Heinze durante evento no Rio Grande do Sul, em 1º de julho. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

MAIS. Heinze também recebeu reembolso de R$ 800 do Senado pela diária em um hotel na cidade de Cruz Alta (RS), no dia 17 de julho, ocasião em que fez novos atos como pré-candidato. Ao compartilhar fotos das reuniões nas redes sociais, Heinze explicitou o viés eleitoral da agenda. "Obrigado a todos vocês que se mobilizaram a ouvir as nossas ideias (...) Trabalharemos por todos quando alcançarmos o Piratini."

Senador Jorginho Mello durante evento em SC, em 9 de julho. Foto: Reprodução

AGENDA. Procurada, a assessoria de Jorginho disse que ele esteve em São Miguel cumprindo agenda parlamentar e que compareceu a diversos outros compromissos na ocasião. "Os compromissos fizeram parte da agenda de Jorginho Mello como representante de Santa Catarina no Senado. A cota parlamentar não está sendo usada de forma irregular, e sim para somente desempenhar o mandato de senador da República."

AGENDA 2. Já a assessoria de Heinze afirmou que, "mesmo com o evento partidário, o senador se reuniu com prefeitos e lideranças locais para acolher demandas e prestar contas de sua atividade parlamentar que segue em curso". "É válido reforçar que as missões aos municípios são rotina na trajetória do senador. Ele é reconhecido em todo Rio Grande do Sul por ser um parlamentar atuante e que está sempre realizando visitas dessa natureza, até mesmo pelo seu perfil técnico", diz a nota.

Leia também: Deputados marcam presença e deixam Brasília para fazer campanha em dia de votação

Publicidade

Pronto, falei! Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo no Senado

"O Senado está com um terço dos membros como suplente e o resto todo em campanha. Há dificuldade para votar os projetos que tentamos emplacar."

Click. Soraya Thronicke (União-MS), presidenciável do União Brasil

 

Após entrada tardia na disputa, gravou dezenas de vídeos no último final de semana para o programa eleitoral na TV.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.