EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Bolsonaro sob dupla ameaça pré-eleitoral: Moro e nova onda da covid-19

PUBLICIDADE

Por Camila Turtelli e Alberto Bombig
Atualização:

 

Sérgio Moro, pré-candidato do Podemos a presidente. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

É grande a expectativa no mercado e no mundo político em relação à rodada de pesquisas programadas para este final de ano. Com a campanha eleitoral completamente antecipada, levantamentos que, tradicionalmente, nesta altura do campeonato serviriam apenas para balizamento de estratégias, agora ganham contornos decisivos com a entrada de Sérgio Moro na disputa. A maior preocupação, diferentemente do que o senso comum supõe, não está no centro, mas na direita: se o ex-juiz confirmar o viés de alta, Jair Bolsonaro terá necessariamente que voltar a crescer, alertam governistas. Para eles, o pior cenário para o presidente seria terminar 2021 em quase empate técnico com Moro.

PUBLICIDADE

REDEMOINHO. No PDT, a apreensão é grande diante do risco de Ciro Gomes perder pontos porcentuais para Moro e ser tragado pelo bololô inferior dos nomes de centro.

ÂNCORA. Justamente quando Bolsonaro precisa voltar a pontuar, uma nova onda da covid-19 se empina no horizonte eleitoral, mas o presidente mostra estar disposto a manter o tom negacionista no enfrentamento da pandemia. Ou seja, continuará apostando em fidelizar apenas os eleitores "radicais".

 

PODE CHEGAR. Foram consideradas um desastre as declarações do presidente sobre a nova variante do vírus. Só faltou ele dizer que a cepa será bem-vinda no País, observa um expoente do Centrão. O ministro Ciro Nogueira teve de correr para evitar o desastre completo e impor barreiras ao menos para passageiros de voos vindos da África do Sul.

NÃO ACABOU. Pesquisas recentes indicam que os brasileiros relaxaram em relação à pandemia, mas não completamente. Segundo a Quaest, 55% se diziam muito preocupados com a covid-19 no início deste mês, quando a situação ainda não havia se tornado crítica na Europa e na África do Sul.

Publicidade

CLICK. José Serra, senador (PSDB-SP)

Ex-ministro da Saúde (com a medalha) foi homenageado nas Obras Sociais de Irmã Dulce, em Salvador: sócio honorário pela ajuda à instituição desde os anos 90.

CUPIDO. Rodrigo Pacheco (PSD-MG) recebeu convite para participar de evento que também contará com Lula.

CUPIDO 2. Paulinho da Força, comandante do Solidariedade e autor do convite, disse que Pacheco já topou participar. O encontro será no litoral sul paulista, em Mongaguá, entre os dias 15 e 17 de dezembro, no Congresso Nacional do Sindicato dos Aposentados.

SÓ AMIZADE. OPSD diz que Pacheco segue firme na sua pré-candidatura presidencial.

Publicidade

FIXA.A deputada estadual Marina Helou (Rede-SP) é a nova liderança cívica permanente do movimento Acredito. "Me alegra muito fazer parte deste núcleo e receber apoio em meu mandato." Ela tem se dedicado ao meio ambiente.

TIME. O ex-ministro Napoleão Maia, que se aposentou em dezembro do STJ, é o mais novo sócio do Carneiros e Dipp Advogados, banca fundada pelo advogado Rafael Carneiro e integrada pelo ex-ministro Gilson Dipp.

PRONTO, FALEI. Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

"Vivemos em um país onde a cúpula do Congresso acha razoável dissimular os caminhos do dinheiro público", sobre as emendas do orçamento secreto."

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.