PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Bolsonaristas esperam inflação mais baixa na eleição; energia atrapalha

Foto do author Mariana Carneiro
Por Mariana Carneiro , Camila Turtelli , Matheus Lara e Gustavo Côrtes
Atualização:

Aliados de Jair Bolsonaro acreditam que, em agosto, quando começar a campanha eleitoral, a inflação já terá cedido - em abril, ela deve atingir o pico de 12% ao ano e, segundo projeções de mercado, pode recuar para 9% ao ano no início do segundo semestre. Com isso, bolsonaristas esperam reduzir o estrago que a carestia está fazendo no orçamento dos brasileiros e, por consequência, na avaliação do governo. A previsão, porém, encontra obstáculos que estavam fora do radar. A energia elétrica, que auxiliares do presidente acreditavam ter domado com a bandeira verde até o fim do ano, está sendo reajustada em 20%, anulando os efeitos dessa bondade e colocando mais pimenta na inflação.

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters.

PUBLICIDADE

QUENTE. A Aneel autorizou reajuste na Bahia, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Norte de 16,46% a 24,85%. A bandeira verde havia reduzido as contas em 20%. Isso não altera o cenário de declínio da inflação no ano, mas piora a "sensação térmica".

LIMITES. Dentro do bolsonarismo, a avaliação é que a comunicação de que se trata de um fenômeno global não bastará para minimizar o estrago da inflação na imagem do presidente. Será preciso mostrar que o governo está agindo.

PAGUE. Circulando sem tornozeleira eletrônica, Daniel Silveira (PTB-RJ) foi um dos 148 deputados que votaram contra a isenção de bagagem em voos. O texto, porém, foi aprovado.

REBITE. Líder do PTB, Paulo Bengtson diz crer que Silveira dará conta do trabalho em quatro comissões simultâneas na Casa: CCJ, Cultura, Esporte e Segurança. "Faz parte do nosso trabalho", diz. Alguns dos colegiados costumam se reunir no mesmo horário.

Publicidade

PRONTO, FALEI! Marcelo Freixo, deputado federal (PSB-RJ)

"O deputado Daniel Silveira na CCJ só não é mais absurdo do que Jair Bolsonaro na Presidência da República. Nenhum dos dois respeita a lei."

SINAIS PARTICULARES (por Kleber Sales). Daniel Silveira, deputado federal (PTB-RJ)

 

CLICK. Giovani Cherini, deputado federal (PL-RS)

 

Parlamentar gaúcho posou no plenário da Câmara dos Deputados com as princesas da edição deste ano da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.