Bolsonaristas escondem insatisfação com insistência do presidente sobre urnas

Bolsonaristas escondem insatisfação com insistência do presidente sobre urnas

Mariana Carneiro, Julia Lindner e Gustavo Côrtes

19 de julho de 2022 | 05h01

Membros de partidos aliados de Jair Bolsonaro evitaram repercutir, tanto nas redes quanto nos bastidores, as falas do presidente contra ministros do Supremo e o sistema eleitoral nesta segunda-feira. Políticos do Centrão já repisaram ao presidente que o assunto não ajuda a conquistar votos. “Todos já falaram com ele, e ele não tem jeito”, diz um aliado. Na semana passada, Arthur Lira (PP-AL) disse a pessoas próximas que se Bolsonaro insistir nesse tipo de discurso não terá chances de vencer a eleição. Lira tem dito que as declarações não caem bem no eleitorado do Sudeste, onde o presidente precisa investir para crescer. Ainda assim, ninguém no meio político acredita que Bolsonaro vá ouvir os conselhos.

Foto: Reprodução/Estadão

VENTANIA. Sob reserva, ministros do STF classificaram como “patética” a apresentação de Jair Bolsonaro a embaixadores. Para uma ala da Corte, o ato demonstrou “desespero”.

MUDO. Apesar dos ataques de Bolsonaro a Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e à decisão colegiada do STF sobre o restabelecimento dos direitos políticos de Lula, o presidente da Corte, Luiz Fux, não pretende se manifestar sobre o tema. Vai deixar as respostas para os que foram diretamente citados.

MUDO 2. Os convites distribuídos a embaixadores para o evento de Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, foram enviados por André Chermont, chefe do cerimonial do presidente, e não por Carlos França, o chanceler brasileiro. O evento teve a participação ativa do almirante Flávio Rocha, da Secretaria de Assuntos Estratégicos. França apenas estava na plateia.

PRONTO, FALEI! Oriovisto Guimarães, senador (Podemos-PR)

“Numa hora tem um comunista atrás de cada porta, na outra o problema são as urnas. Quem pretende não aceitar o resultado das eleições busca um álibi.”

Sinais Particulares, por Kleber Sales. Jair Bolsonaro, presidente da República

CLICK. Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo de SP

Divulgação

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.